Ruben Figueiró destaca importância de ligação rodoviária com o Pacífico



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (24), mencionou a importância das ligações rodoviárias entre o Brasil e o Oceano Pacífico, com ênfase à estrada que liga Mato Grosso do Sul ao Porto de Iquique (Chile) - cuja inauguração, em seu entender, enfrenta resistência do governo da Bolívia. Ele cobrou investimento dos governos na superação dos obstáculos à integração sul-americana, que deve se dar "sem temores nem preconceitos".

- Na medida em que os eixos das rotas bioceânicas forem sendo implantados, automaticamente, grandes regiões hoje esquecidas e relegadas ao abandono se incorporarão ao sistema produtivo, agregando valores, sedimentando a integração e estimulando o desenvolvimento - afirmou.

Ruben Figueiró lembrou que, em 26 de setembro, mais de cem pessoas, incluindo empresários, políticos e representantes classistas, irão de Corumbá (MS) a Iquique para divulgar a rota rodoviária e mostrar suas vantagens para a integração dos mercados e dos povos da América do Sul.

O senador frisou que o acesso mais fácil ao Oceano Pacífico aumentará a união com o mercado da Ásia e reduzirá em cerca de 60% os custos com tarifas portuárias, mas lamentou que a inauguração da rodovia - pavimentava, conforme ressaltou, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - seja protelada "com certa determinação" pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

Em seu ponto de vista, a Bolívia quer retomar terras do Chile para voltar a ter uma saída para o mar e Morales usa o "subterfúgio" da rodovia para que o Brasil interfira com o governo chileno em favor de seu país. Figueiró disse que a "má vontade" do governo boliviano faz com que caminhões fiquem retidos por até dez dias na fronteira Bolívia-Chile.

O parlamentar ainda destacou a importância da ligação entre Porto Murtinho e Antofagasta (Chile), que também reduz a distância ao Pacífico. Para ele, a rota poderá recuperar a economia da região de fronteira do Mato Grosso do Sul, prejudicada com o declínio na navegação no Rio Paraguai.



24/09/2013

Agência Senado


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