Sarney participa de cerimônia de sanção da lei de acesso ao ensino técnico



O presidente do Senado, José Sarney, participou nesta quarta-feira (26), no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção da lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O plano, que vai oferecer bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional foi aprovado pelo Senado em 18 de outubro na forma de Projeto de Lei da Câmara (PLC) 78/11.

Após assinar a lei, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo pretende dar condições para que jovens e trabalhadores cheguem mais capacitados ao mercado de trabalho, além de aumentar a produtividade da economia e a renda da população.

- O que nós estamos fazendo hoje é dar um passo na direção da formação de qualidade dos nossos jovens - disse a presidente Dilma Rousseff, que agradeceu ao Congresso Nacional pela aprovação da matéria e elogiou os relatores do projeto na Câmara e no Senado, entre eles a senadora Marta Suplicy (PT-SP).

O governo federal deverá investir R$ 24 bilhões no Pronatec até 2014. Esses recursos serão destinados à oferta de 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional.

Para garantir o número de vagas, estão sendo construídas 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo que 35 delas ficarão prontas ainda neste ano. Além disso, o governo firmou parceria com o Sistema S - Senai e Senac - para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos nestas entidades. Já foram investidos, também, R$ 1,7 bilhão na construção de 176 escolas técnicas estaduais e na reforma, ampliação e compra de equipamentos para outras 543 unidades.

O Programa vai financiar ainda cursos técnicos em escolas privadas de educação profissional, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Conforme informou o ministro da Educação, Fernando Haddad, empresários poderão usar o Fundo para capacitar seus trabalhadores, com taxas de juros abaixo da inflação.

- Daqui para frente nenhum investimento de empresas em educação profissional será tributado - disse Haddad, que classificou o Pronatec de "uma mudança profunda na cultura da educação do país".

Durante a solenidade foram assinados ainda dois decretos. Um deles institui a Rede e-Tec Brasil, que oferece cursos técnicos de ensino médio à distância. O outro decreto regulamenta o Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) para professores que participarem do Pronatec.

A solenidade também contou com as presenças do vice-presidente da República, Michel Temer, do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), além de ministros de estado e parlamentares.



26/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lembo participa da cerimônia de formatura de peritos da Polícia Técnico-Científica

Governo anuncia programa de acesso ao ensino técnico

Cristovam cobra de Lula sanção da lei que garante acesso ao ensino médio público

Município pode se inscrever no programa de acesso ao ensino técnico Pronatec até dia 8

Presidenta sanciona lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Programa de acesso ao ensino técnico está pronto para entrar em vigor, diz MEC