Sarney vê parlamentares mais cobrados pela sociedade



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta sexta-feira (14), na abertura do segundo dia do Encontro Nacional de Legislativos, em comemoração dos 180 Anos do Poder Legislativo no Brasil, que os parlamentares de hoje precisam se preparar mais porque enfrentam desafios maiores do que seus antecessores, diante do alto nível de cobrança a que são submetidos pela sociedade organizada e pela mídia que, graças às novas tecnologias, passou a divulgar informações em tempo real.

Sarney enfatizou que estas novas exigências são fruto de grandes conquistas, como a organização da sociedade - -o ponto mais importante dos últimos vinte anos neste país- - mas reconheceu que a sociedade vigia os parlamentares cada vez mais. -Por isso, é necessário que elevemos a consciência moral de nossos deveres-, afirmou.

O senador disse aos participantes do encontro, realizado no auditório Petrônio Portella do Senado Federal, que o Brasil está prestes a entrar numa fase de grande progresso junto com toda a América do Sul, e que a chegada à presidência de um operário, de forma amadurecida e com estabilidade institucional, dando exemplo a todo o mundo, tem um significado de inclusão social e marca o fechamento de um ciclo iniciado com a proclamação da República.

- Vivemos novos tempos de construção do Brasil. Tenho esperanças renovadas, e acredito que neste novo século nós teremos nossos anos dourados - afirmou.

Sarney observou que os 180 anos do Legislativo são motivo de orgulho para o povo brasileiro. -Este é um momento importante, de evocação de uma data que não deve ser esquecida pelo povo brasileiro-, disse ele.

Ao concluir, o senador fez votos de sucesso para o seminário sobre a reforma política e o sistema eleitoral do qual os presentes participariam. -Tenho certeza que, das discussões dos nossos problemas atuais, sairão subsídios valiosos para a atividade parlamentar-, afirmou.




14/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa parabeniza sociedade pela pressão contra aumento dos salários dos parlamentares

Sarney diz que a sociedade tem que zelar permanentemente pela manutenção do Estado de Direito

Mais dois parlamentares são incluídos na lista de investigados pela CPI

Sarney: 'Ciência fez mais pela humanidade que teorias políticas'

Sarney diz que instrumento de busca por leis pela internet é mais um esforço de modernização do Senado

Parlamento é um recorte da sociedade, diz Sarney