Saturnino: degradação moral dos políticos é "reflexo da sociedade"



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) defendeu nesta quarta-feira (5) a classe política da acusação de dar mau exemplo à população em matéria de ética e honestidade. Para o senador, a degradação hoje verificada entre os políticos é"um reflexo do que ocorre na sociedade".

A análise empreendida por Saturnino foi motivada por discursos dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS), que na terça-feira (4) comentaram as opiniões do novelista Sílvio de Abreu em entrevista à revista Veja. Tomando como base pesquisas realizadas com telespectadores pela TV Globo, Abreu disse que há cinco anos a identificação do público com os personagens de bom caráter era maior. Agora as pessoas estão se mostrando "muito mais interessadas nos personagens negativos que nos moralmente corretos", segundo o novelista. Os personagens bons estariam até sendo considerados enfadonhos.

Sílvio de Abreu disse ainda ter "colhido indícios claros de que essa maior tolerância com os desvios de conduta tem tudo a ver com os escândalos recentes da política".

Para Saturnino, associar essa "invasão do cinismo" à atuação dos políticos éuma distorção. Acredita o parlamentar que os valores têm enfraquecido em razão da hegemonia mundial do mercado e sua ideologia do individualismo, do egoísmo e da competição agressiva. Por outro lado, desapareceu a referência socialista, com seu foco no planejamento e na igualdade.

Cooperariam também para a descrença na ética e na solidariedadea diminuição do poder da família, que estaria cada vez mais sendo chefiada por mulheres trabalhadoras, e da religião, que teria perdido seu sentido cristão original de fraternidade.

- A religião hoje é mais utilitarista. Os praticantes estão visando principalmente a melhorar de vida. Algumas seitas pentecostais oferecem até lotes no céu - disse.

Saturnino mencionou também como causas da queda no padrão ético e moral a banalização da injustiça e a preferência da mídia pelo espetáculo e o protagonismo. Mas comentando aparte do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que se mostrou esperançoso em relação ao futuro, Saturnino disse esperar igualmente o reencontro dos valores éticos e morais pela humanidade, com participação importante do Brasil nesse processo.

05/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim: escândalos do "mensalão" e dos cartões compõem "o mesmo cenário de degradação moral"

Violência nas escolas é reflexo da sociedade, dizem especialistas

"INTEGRAÇÃO DO CONTROLE INTERNO É REFLEXO DO AVANÇO DA SOCIEDADE", DIZ GERALDO MELO

SATURNINO DENUNCIA "FATORES POLÍTICOS" NA DISCUSSÃO SOBRE OS EMPRÉSTIMOS

Saturnino quer ampliar casos de inelegibilidade para coibir candidaturas de políticos criminosos

Mozarildo pede que sociedade eleja políticos honestos