SEBASTIÃO ROCHA: BNDES PODE AJUDAR JARI SUPERAR CRISE



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) informou hoje (dia 11) ao plenário que o BNDES está disposto a emprestar R$ 50 milhões para ajudar a Jari Celulose a enfrentar suas dificuldades e passar do prejuízo ao lucro. Para ele, a diretoria do BNDES está convencida de que não se deve vender a Jari, mas fazer um acerto com seus credores e trabalhar para que o empreendimento seja rentável.

- Há indícios de que o projeto pode ser recuperado, inclusive porque o preço do papel e da celulose no mercado internacional melhorou. Alguns ajustes nos equipamentos e a redução de custos na geração de energia elétrica certamente contribuirão para a viabilidade da empresa - disse.

O senador esclareceu que o BNDES só emprestará dinheiro à Jari Celulose se houver um acordo da empresa com os seus credores, para que eles se tornem acionistas da companhia. Sebastião Rocha prometeu entrar em contato com a direção da Jari, que também deve se dispor a investir mais da empresa.

- A Jari é fundamental para o desenvolvimento da região amazônica, sobretudo dos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, no Amapá, e Almerim, no Pará. O empreendimento gera cerca de 7 mil empregos e mantém uma atividade econômica que envolve aproximadamente 100 mil pessoas - assinalou.

11/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA INSISTE EM SOCORRO DO GOVERNO À JARI CELULOSE

Zambiasi anuncia intenção da União em ajudar RS a superar crise financeira

SEBASTIÃO ROCHA LAMENTA CRISE NO PDT

SEBASTIÃO ROCHA RESPONSABILIZA GOVERNADOR POR CRISE INSTITUCIONAL

Para presidente do BNDES, atratividade do setor de infra-estrutura ajudará o país a superar crise global

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA POSIÇÃO DO PDT FRENTE À CRISE E AO PACOTE DO GOVERNO