Sebastião Rocha requer criação da CPI das Pesquisas



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) apresentou requerimento solicitando a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar divergências entre as pesquisas eleitorais realizadas em 2000 e os resultados das respectivas eleições nos municípios do Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Porto Alegre, Macapá e Niterói. Para que a CPI seja instalada, falta a indicação dos seus membros pelas lideranças dos diversos partidos.

O requerimento de Sebastião Rocha, que recebeu 28 assinaturas de senadores, propõe que a CPI seja integrada por 11 senadores titulares e seis suplentes e estipula um prazo de 180 dias para a realização dos trabalhos. O senador explicou que o objetivo é investigar a correção e a honestidade das pesquisas para, no relatório final, apresentar propostas de alterações necessárias na legislação que rege a matéria.

- Não podemos mais adiar essa investigação. É bom lembrar que este ano haverá eleições gerais no país, quando estaremos escolhendo o novo presidente da República, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal, além de dois terços da composição do Senado e a totalidade dos componentes da Câmara Federal e das assembléias legislativas - registrou Sebastião Rocha.

O senador pelo Amapá também esclareceu que a CPI não se destina a "maldizer" os institutos de pesquisa. Ele acrescentou que os institutos sérios e honestos só têm a ganhar com a investigação proposta. Sebastião Rocha disse ainda que no decorrer dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito pesquisas eleitorais realizadas em outros municípios também poderão tornar-se objeto de investigação.



19/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA DEFENDEU CRIAÇÃO DE CPI MISTA

SEBASTIÃO ROCHA DEFENDE CRIAÇÃO DE PROCON NO AMAPÁ

SEBASTIÃO ROCHA VAI PROPOR CRIAÇÃO DE NOVO TERRITÓRIO FEDERAL

Sebastião Rocha diz que se inspirou em Covas

SEBASTIÃO ROCHA LAMENTA CRISE NO PDT

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA A FIFA