SECRETÁRIO-EXECUTIVO AFIRMA QUE PAÍS ESTÁ 90% PREPARADO PARA "BUG"



"O país está 90% preparado para a virada do milênio", disse o secretário-executivo adjunto da Comissão Coordenadora do Ano 2000 do governo federal, Marcos Ozorio de Almeida, em palestra promovida nesta terça-feira (dia 23) no Senado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) sobre o bug do milênio. Participaram do evento o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, e os diretores do ILB, Luciano Antônio Guidini, e do Prodasen, Ivar Alves Ferreria.
Embora o governo federal já tenha investido R$ 650 milhões nos últimos dois anos e estabelecido a meta de 30 de junho deste ano para adequar todos os seus sistemas informatizados ao Bug do milênio, muitos órgãos não conseguiram atingir o objetivo, segundo o secretário. Como exemplo, ele citou o Ministério da Previdência que, somente na semana passada obteve o certificado de adequação do sistema previdenciário, o que vai garantir o pagamento de mais de 18 milhões de benefícios a aposentados e pensionistas de todo o país no ano 2000.
Segundo Marcos Ozorio de Almeida, que é o responsável por cerca de 700 projetos de adequação de computadores para o ano 2000 em nível federal, a maior preocupação do Executivo, hoje, é o chamado "efeito dominó", que pode acontecer na virada do milênio. Essa situação ocorreria caso um aos 16 setores considerados críticos entrasse em pane. Ele citou como exemplo o setor elétrico que, se tiver algum problema, poderá afetar em cadeia outras áreas fundamentais de atendimento aos usuários, tais como hospitais, sistema bancário e transportes ferroviários e metroviários, entre outros.
Outras áreas de preocupação do governo, de acordo com secretário-executivo adjunto, são os estados e municípios, e cerca de 16 mil micro e pequenas empresas que usam a informática e até agora não têm despertado para o problema que pode advir com a chegada do ano 2000. Nesse sentido, disse, o governo está montando um Plano Nacional de Contingência, que atenderá, alternativamente, qualquer situação de pane nos sistemas essenciais.
A central de atendimento do plano, explicou Marcos Ozorio de Almeida, fará plantão durante o final deste e início do próximo ano, e terá sua sede no Ministério da Defesa, atuando em conjunto com sete seções regionais montadas em capitais brasileiras e mais de 200 pontos de apoio espalhados pelo país. Essa central de contingência estará preparada para monitorar todos os sistemas informatizados que possam ser afetados pelo bug, apresentando soluções emergenciais para os problemas que ocorrerem.
Além disso, adiantou o secretário-executivo, o governo federal lançará em dezembro uma campanha institucional em nível nacional para orientar a população sobre o que pode acontecer aos computadores - hoje no Brasil são dez milhões de usuários num total de 350 milhões em todo o mundo - e ainda confeccionará uma cartilha com informações que será distribuída nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Marcos Osório de Almeida informou, ainda, que quem quiser tirar qualquer dúvida sobre o Bug do Milênio, poderá acessar o site na internet www.a2000.gov.br, e e-mails poderão ser enviados para [email protected].

23/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Previdência não está quebrada, afirma secretário-executivo

Brasil está preparado para transição da economia mundial, afirma Tombini

Senado está preparado para atender a Lei de Acesso à Informação, afirma diretora-geral

Ministro da Fazenda diz que país está mais preparado para a reforma tributária

Henrique Meirelles diz na Comissão de Orçamento que país está preparado para crescer

Brasil deve seguir exemplo da África do Sul em plano para setor aéreo e terrestre, afirma secretário-executivo