SENADO APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 21) a recondução do engenheiro José Mário Miranda Abdo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por mais quatro anos. Ele está no exercício do cargo desde 2 de dezembro de 1997. A matéria recebeu 57 votos favoráveis e 7 contrários. Quatro senadores se abstiveram de votar.

Ao encaminhar a votação, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) elogiou a competência do diretor e sua formação adequada ao cargo. Abdo graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, em 1973, e em 1980 concluiu a pós-graduação em Engenharia de Sistemas Elétricos, também pela Universidade de Brasília.

Suassuna afirmou que a atuação de Abdo durante sua gestão à frente da Aneel se caracterizou pela progressiva regulamentação das atividades do serviço de energia elétrica, impondo limitações à concentração do poder de mercado e explicitando regras de comercialização de energia elétrica.

O senador elogiou, ainda, a importância da atuação da Aneel, na mediação de divergências entre agentes e entre estes e os consumidores, afirmando ter havido um fortalecimento da agência no que diz respeito à fiscalização de empresas do setor.

A aprovação do Senado será comunicada ao presidente da República.

21/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL

CI aprova recondução de Fernando Fialho ao cargo de diretor-geral da Antaq

Senado aprova recondução de diretor da Anvisa

Senado aprova recondução da diretora-geral da ANP

Senado aprova recondução do defensor público-geral da União

Senado aprova recondução de Fernando Fialho à diretoria-geral da Antaq