Senado, Câmara e TCU realizam seminário sobre ouvidorias legislativas




Presidente do TCU defende a ampliação desses órgãos como forma de promover a transparência

A exigência crescente de mecanismos de transparência e controle social no Poder Legislativo e os desafios das ouvidorias no aperfeiçoamento desse processo são o foco do Seminário Nacional das ouvidorias legislativas, que foi aberto na manhã desta quarta-feira (18), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O evento, que é organizado em conjunto pelas ouvidorias do Senado, da Câmara e do Tribunal de Contas da União, reúne, durante todo o dia, ouvidores, gestores públicos e sociedade para promover o intercâmbio de informações e a formação de parcerias estratégicas entre os órgãos da Administração Pública.

Na abertura do seminário, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, observou que as ouvidorias  têm se consolidado como um importante canal de interação com a sociedade. Ele defendeu a ampliação desses órgãos como forma de promover a transparência no setor público.

- O controle social tem que ser aumentado para diminuir os desvios e a corrupção e assim garantir mais eficiência e efetividade do Estado brasileiro – disse.

Além de Nardes, compuseram a mesa de abertura a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra – representando a ouvidora-geral da Casa, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); os ouvidores da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP); do TCU, Eduardo Duailib; e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Antonio Joaquim Moraes Neto.

Cartilha

No Senado, a Ouvidoria parlamentar funciona desde 2011 como um órgão de interação com a sociedade, recebendo, examinando e encaminhando às instâncias competentes reclamações ou representações relacionadas aos serviços legislativos ou administrativos da Casa. À ouvidoria também cabe propor sugestões para um melhor funcionamento do Senado.

Uma das principais preocupações de Lúcia Vânia à frente da Ouvidoria do Senado "tem sido transformá-la em legítima interlocutora da população junto ao Senado, para que possa produzir resultados práticos aos cidadãos brasileiros".

Para ajudar a difundir o trabalho da Ouvidoria do Senado, foi distribuída uma cartilha para cada participante do seminário. O material também será enviado para ouvidorias públicas, assembleias legislativas, câmaras municipais, secretarias estaduais de educação, universidades e conselhos profissionais.

Contato com a Ouvidoria do Senado pelos seguintes canais de comunicação:

Site: http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria

Telefone direto da Ouvidoria: (61) 3303-1791

Alô Senado: 0800-61-2211

Carta postal: Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Palácio do Congresso, Anexo II, Bloco A, Térreo, Sala da Ouvidoria, Brasília - DF CEP: 70165-900

Formulários distribuídos pela Ouvidoria: Devem ser depositados nas urnas disponíveis no Senado.



18/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouvidorias legislativas realizam seminário em Brasília

Ouvidorias legislativas preparam seminário nacional

Ouvidorias legislativas preparam seminário nacional

Seminário discute papel das ouvidorias legislativas

Comissões de Educação do Senado e da Câmara realizam seminário para discutir o ensino superior público no Brasil

Senado e Câmara realizam conferência sobre o futuro das comunicações