Senado exibe filme sobre morte de milhões de camponeses ucranianos pela fome



Nesta terça-feira (24), o Senado exibiu o filme Holodomor, do diretor Olesh Yanchúk, que retrata a tragédia da "Grande Fome" na Ucrânia, tida como causadora da morte de 10 milhões de camponeses entre 1932 e 1933. Antes da exibição do filme, o conselheiro da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Hennadii Rohovets, defendeu o reconhecimento do caráter genocida do período da "Grande Fome".

- A divulgação desse acontecimento se dá com o único objetivo de fazer com que essa tragédia não se repita no futuro - comentou o conselheiro.

Ainda de acordo com Hennadii Rohovets, Canadá, Austrália, México, Paraguai, Colômbia e Peru já teriam reconhecido como genocídeo a tragédia atribuída ao regime soviético na era Stalin.

O termo "holodomor" significa "matar pela fome" e é usado em referência ao extermínio de milhões de camponeses na Ucrânia pelas privações na colheita de cereais impostas pelo governo soviético. A resistência dos camponeses ao regime coletivista determinado pelo Estado, as péssimas condições metereológicas, que prejudicavam a colheita e a desorganização do ciclo agrícola são apontados como alguns dos motivos geradores do conflito entre o Estado soviético e os camponeses ucranianos.

O filme foi exibido na sala da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).



24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE exibe documentário sobre massacre de ucranianos

Senado exibe filme sobre o Timor

Senado exibe filme e promove debate sobre ética na política

Senado exibe filme de promove debate sobre Timor Leste

TV Senado exibe especial sobre a fome no Brasil

TV Senado exibe programa especial sobre combate a fome