Senado poderá analisar alterações em alíquotas do imposto de importação



Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram nesta terça-feira (dia 22), em caráter terminativo, projeto de lei do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que determina que o Poder Executivo submeta as alterações de alíquotas do imposto de importação à apreciação do Senado. Segundo a proposta, que teve apenas um voto contrário, o Senado terá 60 dias para discutir a matéria e, decorrido o prazo, as alterações de alíquotas sugeridas pelo governo serão consideradas aprovadas.

- O dinamismo do comércio internacional impõe freqüentes modificações na tarifa aduaneira, que, por sua especificidade e urgência, devem ser decididas pelo Poder Executivo. A proposta não traz qualquer prejuízo à celeridade requerida e o Senado poderá rejeitar as alterações lesivas a setores produtivos nacionais - afirmou o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), que leu o relatório do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) sobre a matéria.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), apresentou voto em separado contrário ao projeto, por considerar que a matéria é inconstitucional, além de ser contrária ao acordo de integração econômica do Mercosul, que estabelece que a adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) não prevê a apreciação pelo Legislativo. Porém, Jefferson explicou que as TECs estariam foram das alterações que poderiam ser apreciadas pelo Senado.

- As exceções às TECs são maiores. A exceção é a regra no Mercado Comum. A Argentina acaba de mudar alíquotas para importação de bens de capital prejudicando o Brasil. Não consigo ver o inconveniente do meu projeto - argumentou Jefferson, que contou com o apoio do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que disse não ver inconstitucionalidades na proposta.

A CAE, presidida pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), aprovou ainda parecer do senador Amir Lando (PMDB-RO) que toma ciência do relatório de Gestão Fiscal do Supremo Tribunal Federal (STF). Exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, o relatório encaminhado pelo STF demonstra que as despesas com servidores estão dentro do limite estabelecido pela legislação. O parecer conclui pelo arquivamento da matéria.

22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE Aprecia Projeto Que Submete ao Senado Alterações nas Alíquotas de Importação

CAE aprecia projeto que submete ao Senado alterações nas alíquotas de importação

Jefferson Péres propõe que Senado analise mudanças nas alíquotas de importação

PARA JEFFERSON PÉRES, SENADO DEVE SER OUVIDO SOBRE ALÍQUOTAS DE IMPORTAÇÃO

Estado com superávit poderá ser beneficiado com 20% da arrecadação do imposto sobre importação

Senado aprova novas alíquotas para o Imposto de Renda