Senado quer eleitor mais perto do Legislativo e faz campanha por voto consciente



Com o objetivo de levar mais eleitores às urnas no dia 3 de outubro e ampliar o número de votos válidos, o Senado Federal lança campanha de conscientização sobre a importância do voto na composição do Poder Legislativo. O propósito é aproximar o cidadão do trabalho feito no Congresso Nacional, em especial, no Senado.

VEJA MAIS
A realização da campanha durante o período eleitoral foi autorizada no último dia 12 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao apresentar o pedido para veicular os anúncios, o presidente do Senado, José Sarney, destacou a necessidade de envolver o cidadão no processo eleitoral e legislativo, considerando "o elevado índice de abstenção e de votos inválidos para o cargo de senador na última eleição de 2006".

Ao julgar o pedido, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, considerou que a publicidade proposta pelo Senado não apresenta intenção eleitoreira, sendo um reforço às campanhas promovidas pelo tribunal, visando "educar e orientar o cidadão para o voto consciente".

Inédita no Brasil, a campanha foi idealizada e produzida pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, sem a contratação de agências de publicidade. Conforme explica a coordenadora do projeto, Elga Lopes, o mandato de senador tem peculiaridades que não facilitam a interatividade com o eleitor, sendo necessário ampliar as formas de comunicação com a sociedade.

- O cargo é majoritário, assim como presidente e governador, porém sem a agenda de ações e obras típicas do Poder Executivo. Por outro lado, os senadores não costumam ter nichos eleitorais geográficos ou setoriais claramente definidos, como têm os deputados. Além disso, o mandato de senador é o único com oito anos de duração, reforçando muitas vezes a sensação de distanciamento do eleito com os eleitores - disse Elga Lopes.

O mote da campanha é reforçar no eleitor a ideia de que são os parlamentares no Senado e na Câmara os responsáveis pelas leis vigentes no Brasil, sendo essencial, portanto, o voto consciente dos brasileiros na escolha de seus representantes.

Da Redação / Agência Senado



17/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha pelo voto consciente para o Legislativo já está no ar

Acir Gurgacz destaca campanha do Senado pelo voto consciente

Senado lança nesta quinta campanha pelo voto consciente

Sérgio Souza quer voto mais consciente

Campanha sobre importância do voto visa aproximar eleitor do Senado

Campanha pelo voto consciente mobiliza brasileiros até no exterior