Senadores cobram de Graziano ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas



Três integrantes da Comissão de Assuntos Sociais e a bancada de Alagoas no Senado estiveram nesta terça-feira (9) com o ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano da Silva, solicitando a adoção de ações emergenciais para minimizar os efeitos da seca que atinge o estado.

Participaram do encontro os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Heloisa Helena (PT-AL) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), representando o estado, e Lúcia Vânia (PSDB-GO), Augusto Botelho (PDT-RR) e Flávio Arns (PT-PR), por parte da CAS. Também estiveram presentes representantes dos Ministérios da Integração Nacional e da Defesa e a presidente e o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos.

A bancada de Alagoas expôs o drama da mais grave seca desde 1958 e obteve do ministro Graziano a garantia de que não faltarão recursos para a situação emergencial do semi-árido alagoano.

- O ministro Graziano nos assegurou que será feito um cadastramento paralelo, para atender de forma emergencial os agricultores que perderam a safra - informou a senadora Lúcia Vânia, presidente da CAS, acrescentando que a reunião -foi produtiva para Alagoas, para o governo e para a comissão, que irá acompanhar todas as ações-.

Além de recursos para a construção de cisternas, o ministro se comprometeu a enviar aos municípios uma comissão de técnicos dos Ministérios da Defesa e da Integração Nacional, além da sua própria pasta, para agilizar a decretação de estado de calamidade.

O drama dos municípios do semi-árido alagoano foi levado à CAS pelo senador Teotônio Viela, na semana passada, ao propor a convocação de uma audiência pública para ouvir o governo sobre as ações adotadas contra a seca.

Dada a questão emergencial, por sugestão do senador Flávio Arns (PT-PR), foi negociada a ida da comissão ao Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar.



09/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro relata ações para minimizar efeitos da seca na Bahia

Humberto Costa destaca ações do governo federal para minimizar os efeitos da seca

Nordeste recebe crédito emergencial para minimizar efeitos da seca

Garibaldi pede ação emergencial para minimizar efeitos da seca do Nordeste

Trabalhadores cobram ações para estimular consumo de frango e minimizar crise gerada pela gripe aviária

Semiárido receberá novas ações para reduzir efeitos da seca