Senadores discutem novo Código de Processo Civil



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) discute na manhã desta quarta-feira (9) o anteprojeto do novo Código de Processo Civil (CPC). O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, presidente da comissão de juristas que elaborou a proposta de mudança do código, participa da reunião na CCJ.

Após o debate na Comissão de Justiça, o presidente do Senado, José Sarney, deverá apresentar o projeto de mudança do CPP à Mesa da Casa. Depois de lido em Plenário, o texto tramitará em comissão especial, conforme estabelece o Regimento Interno do Senado. Se aprovado, voltará ao Plenário e daí seguirá para a Câmara dos Deputados.

Durante a entrega do documento ao presidente do Senado na terça-feira (8), Luiz Fux ressaltou que as mudanças sugeridas visam reduzir formalismos processuais e o grande número de ações e recursos.

Participação

Para a elaboração do anteprojeto, a comissão de juristas realizou audiências públicas em oito cidades (Manaus, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre), entre fevereiro e abril, para colher sugestão para a nova legislação. Nessas reuniões, foram reunidas 260 sugestões, que, somadas a outras enviadas por e-mail e por instituições organizadas do segmento jurídico, ultrapassaram a cifra de mil propostas.

Além das audiências públicas, a comissão realizou 13 reuniões destinadas a analisar as sugestões recebidas e elaborar os dispositivos que constarão no texto dos seis livros do novo Código de Processo Civil: Parte Geral, Processo de Conhecimento, Processo de Execução, Procedimentos Especiais, Processo nos Tribunais e, por último, Disposições Finais e Transitórias.

Mais informações a seguir



09/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores apresentam 65 emendas ao projeto do novo Código de Processo Civil

Novo Código de Processo Civil não permitirá decisões diferentes em um mesmo processo com muitos demandantes

Especialistas discutem novo Código de Processo Penal em Curitiba (PR)

Juristas discutem princípio e estrutura do novo Código de Processo Penal

Fux fala à CCJ sobre novo Código de Processo Civil

Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil é aprovado