Senadores elogiam audiências sobre ingresso da Venezuela no Mercosul



Os debates ocorridos durante as três audiências públicas promovidas até o momento a respeito do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul foram elogiados pelos senadores que participaram da reunião desta quarta-feira (10) da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) ressaltou a boa condução das audiências pelo presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Em sua opinião, os debates estão "cada vez mais objetivos e cada vez menos ideológicos". Ele disse esperar que os debates levem o Senado a adotar uma "sábia decisão" a respeito da adesão da Venezuela, que foi discutida durante cinco horas na última audiência, realizada na terça-feira (9).

Ao anunciar sua posição "francamente favorável" à aprovação do protocolo de adesão da Venezuela, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também saudou a "serenidade" dos debates e anunciou seu apoio à realização de mais uma audiência pública a respeito do tema.

- Não permitirei que esta comissão seja atropelada - disse o senador pelo Acre.

A nova audiência pública foi sugerida por Mesquita Júnior e pelo senador Mozarildo Cavvalcanti (PTB-RR). Segundo o requerimento assinado por ambos, que deve ser colocado em votação na próxima reunião da comissão, deverão ser convidados o governador do Amazonas, Eduardo Braga; o embaixador da Guiana no Brasil, Harry Narine Nawbatt; e o ex-governador de Roraima Neudo Campos, atualmente deputado federal.

Os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também apoiaram a realização das audiências públicas, como forma de sanar dúvidas dos senadores a respeito do pedido de adesão da Venezuela. Cristovam disse que não se deve confundir a Venezuela com o seu atual governo. Ele defendeu ainda o ingresso no Mercosul de países como a Colômbia.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu igualmente que se olhe para a Venezuela "para além" do governo do presidente Hugo Chávez. Ele relatou ainda ter recomendado ao embaixador brasileiro em Caracas, Antônio José Ferreira Simões, que solicite a Chávez que "transmita uma palavra aos brasileiros" sobre o tema.



10/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da CRE debatem realização de audiências sobre Venezuela no Mercosul

Ingresso da Venezuela no Mercosul ainda divide senadores

Encerrada audiência sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Começa na CRE debate sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Adiada decisão sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

CRE aprova último debate sobre ingresso da Venezuela no Mercosul