Sérgio Machado quer política de incentivo à agropecuária e à indústria



Para o senador Sérgio Machado (PSDB-CE), é necessária e urgente a implantação de política para soerguimento da agropecuária no interior do Ceará. O senador defendeu também a necessidade de política de incentivos fiscais para atração de indústrias para solo cearense.

Essa política, acredita, deve ser pautada em compromissos amplos, além da simples criação de postos de trabalho. Para Sérgio Machado, as iniciativas poderiam ajudar a solucionar dois problemas graves do estado: economia sem produção e economia produtiva, mas sem distribuição de renda.

Sérgio Machado afirmou que, quando era menino em Crateús, nas ruas vendia-se algodão, arroz, milho, feijão, farinha, banana, couro, alpargatas, tudo de produção local. Hoje, informou, vê em suas viagens ao interior do estado que pouco do que se comercializa na zona rural cearense é produzida no local.

Na análise dele, os 42% da população que vivem na zona rural sobrevivem da aposentadoria, que sustenta 85 de cada 100 dessas pessoas. Cada aposentado, segundo o IBGE, sustenta 3,5 pessoas.

Para solucionar o problema, o senador sugeriu o uso de conhecimento acadêmico - que o Brasil domina, mas fica empoeirado nas prateleiras das universidades -, oferecendo ao homem do campo a oportunidade de trabalhar e viver com dignidade, sem ter que ir sofrer nas periferias das grandes cidades.

Outro problema diagnosticado pelo senador é a economia com renda, mas sem distribuição. Para Machado, o maior exemplo é Maracanaú, distrito industrial localizado na região metropolitana de Fortaleza.

O município representa mais de 14% da economia do estado mas abriga 2,35% da população. Era de se esperar que Maracanaú tivesse elevados indicadores sociais, afirmou, mas o local é assolado pela violência urbana.

- Uma coisa é o que se produz num lugar. Outra, bem diferente, é o que fica nesse lugar - disse.

Machado defendeu que empresas de fora que optarem por instalar-se no Ceará devem prestigiar o mercado local, para estabelecerem uma cadeia animadora do desenvolvimento regional. Para o senador, a aspiração de construir uma sociedade mais justa e igualitária não permite a convivência com nenhum desses dois modelos econômicos equivocados.

14/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SÉRGIO MACHADO QUER REFORMAS COMO HOMENAGEM A SÉRGIO MOTTA

Sérgio Machado comemora início da reforma política

SÉRGIO MACHADO DESTACA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE LUCENA

SÉRGIO MACHADO DIZ QUE O MOMENTO É OPORTUNO PARA A REFORMA POLÍTICA

SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

SÉRGIO MACHADO DEFENDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA