Sérgio Souza aponta crise de representação política no país



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) reconheceu, em discurso nesta quarta-feira (19), a existência de uma crise de representatividade política no país, principal causa, em sua opinião, dos protestos populares verificados recentemente em grandes cidades brasileiras.

Para Sérgio Souza, a presença crescente e repetida de manifestantes tanto às portas do Congresso Nacional em Brasília, quanto das assembléias legislativas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, é um claro indicativo do descontentamento preponderante com o Legislativo.

— Temos a obrigação de compreender onde estamos destoando dos anseios da sociedade, e precisamos refletir sobre as medidas com que podemos aperfeiçoar nossos ritos processuais, para então alterar nossa agenda legislativa e estarmos mais sintonizados com as aspirações desta massa crescente de descontentes — disse.

Sérgio Souza considerou fundamental o estabelecimento de um canal eficiente de comunicação entre os manifestantes e a classe política. Segundo ele, é importante que o Congresso Nacional, diante da complexidade do movimento popular atual, identifique os interlocutores de todas as partes envolvidas a fim de buscar soluções para as demandas.

O parlamentar recomendou também às lideranças dos protestos a elaboração de uma pauta de reivindicações  para ser apresentada aos parlamentares visando o estabelecimento de um dialógico que viabilize soluções.

No inicio de seu pronunciamento, Sérgio Souza comentou pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, dando conta da perda de credibilidade de instituições brasileiras entre a população da cidade de São Paulo.



19/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza diz que o país precisa de uma política nacional de irrigação

Sérgio Souza aponta prejuízos da seca na região Sul

Sérgio Souza aponta encolhimento do PMDB no Paraná

Sérgio Souza comenta crise na Síria

Sérgio Souza aponta avanços nos vetos e no voto aberto

Sérgio Souza aponta deficiências que impedem o Brasil de ser competitivo