Sérgio Souza defende mudanças na MP do Código Florestal para ampliar irrigação



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse nesta quarta-feira (11) que o Congresso Nacional deve aproveitar a oportunidade da tramitação da Medida Provisória (MP) 571/2012, que alterou o novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12651/2012), para incluir na lei florestal dispositivos que facilitem a implementação de sistemas de irrigação nas propriedades rurais.

Informando sobre a chegada ao Senado do projeto de lei que cria o Plano Nacional de Irrigação, votado na semana passada na Câmara dos Deputados, Sérgio Souza observou que a aprovação da matéria de nada adiantará se não for acompanhada da atualização da legislação ambiental de modo a regular a captação de água em cursos d’água a ser utilizada em projetos de irrigação.

O parlamentar disse que o percentual de culturas irrigadas no Brasil é muito pequeno e precisa ser aumentado de modo a dar mais segurança à produção agrícola, evitando o risco de quedas de safra pela ocorrência de secas.

— O preço do feijão estourou porque muitas lavouras no país foram afetadas pela seca, e por isso estamos importando feijão da China. A China tem tão somente 5% da água doce do planeta e irriga metade de sua produção. Já no Brasil, que tem 12% da água doce, o percentual de culturas irrigadas não chega a dois dígitos — disse.



11/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza comemora aprovação da MP do Código Florestal

Sérgio Souza comemora aprovação do projeto do Código Florestal pela CMA

Sérgio Souza comemora aprovação do Código Florestal em comissões do Senado

Código Florestal traz segurança jurídica ao produtor, diz Sérgio Souza

Sérgio Souza: frente parlamentar quer mudar pontos do Código Florestal na Câmara

Sérgio Souza convoca população paranaense a participar de audiência sobre Código Florestal