Sérgio Souza destaca crescimento do agronegócio no seu estado e no país



O senador Sergio Souza (PMDB-PR) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (12), o bom desempenho do setor do agronegócio na economia brasileira e em seu estado. O parlamentar lembrou que a partir de 2008 o produto interno bruto (PIB) agropecuário cresceu duas vezes mais do que o PIB nacional, sendo que no primeiro semestre de 2013 o PIB teve uma expansão de 2,6%, contra um crescimento de 14,7% da agropecuária.

Com relação à contribuição do agronegócio para a balança comercial brasileira, Sérgio Souza observou que o superávit do setor alcançou US$ 72,1 bilhões de janeiro a outubro deste ano, valor 7,2% acima do registrado no mesmo período de 2012  (US$ 67,2 bilhões) e o maior da série histórica.

- Temos um déficit, hoje, de 1,8 bilhão de dólares. Não fossem os 72 bilhões [de dólares] do superávit do agronegócio, chegaríamos aí a quase 73 bilhões [de dólares] de déficit. Só o agronegócio exportou, este ano, mais de 200 bilhões [de dólares]. Esse é o resultado da produção agropecuária do Brasil - comemorou o senador.

Na avaliação de Sérgio Souza, na Região Sul e em seu estado a situação da economia atual é ainda mais positiva em razão do crescimento vertical que o agronegócio tem experimentado, como consequência do aumento de produtividade  de grãos, carnes e leite.

O parlamentar disse que o Paraná é o maior produtor brasileiro  de frangos, de carne bovina e seus derivados, especialmente os embutidos. O estado, acrescentou o senador, é detentor de 55% da produção de frango e de 60% da agroindústria do país, além de contar com o maior porto de exportação de produtos do agronegócio: o Porto de Paranaguá.



12/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza destaca resultados positivos do agronegócio

Sergio Souza destaca progresso do país e alerta para desafios

Sérgio Souza defende redução dos juros cobrados do agronegócio

Sérgio Souza comemora sucesso do agronegócio no primeiro semestre

Sérgio Souza pede atenção do governo federal às demandas do agronegócio

Sérgio Souza: PAC 2 é essencial ao crescimento