Sérgio Souza lembra os 25 anos da Constituição brasileira



Em pronunciamento na noite desta quarta-feira (2), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comemorou os 25 anos da Constituição, que transcorrem no próximo dia 5. Lembrou que este quarto de século foi “um dos maiores períodos de democracia no país”.

Sérgio Souza afirmou que a Constituição de 1988 ainda é considerada uma das mais avançadas do mundo, quanto às garantias individuais e coletivas. Citou, entre outros avanços conquistados pela Carta, a licença maternidade de 120 dias e a licença paternidade de cinco dias; o fim da censura prévia a emissoras de rádio e televisão; e a extinção dos territórios federais, passando o país a ter 26 estados e o Distrito Federal.

O senador lembrou que a Constituição já foi aprimorada 74 vezes, número de Emendas Constitucionais já promulgadas. A promulgação da Emenda 75, resultante da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Música (PEC 123/11), está marcada para o próximo dia 15. O senador disse que “gostaria imensamente” que a PEC 43/2013, que acaba com voto secreto no Poder Legislativo e da qual é relator, fosse a emenda de número 76.

O parlamentar foi parabenizado, em aparte, pelo senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT).



02/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza destaca papel da agricultura na economia brasileira

Entrevista Especial lembra 21 anos da Constituição

Lúcia Vânia lembra aniversário de 16 anos da Constituição de 1988

Sérgio Souza faz balanço de sua atuação em dois anos de mandato

Sérgio Machado lembra 16 anos da morte de Tancredo

CRE lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello