Sérgio Souza pede agilidade em liberação de recursos para municípios atingidos por desastres



Ao prestar solidariedade aos mais de 180 mil paranaenses afetados pela chuva que cai sobre todo o estado desde o fim da tarde de segunda-feira (22), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) cobrou agilidade do governo na liberação de recursos para municípios atingidos por catástrofes naturais. Em discurso no Plenário, o parlamentar atribuiu a situação vivida no Paraná às mudanças climáticas do planeta.

Boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, na tarde de terça-feira (23), aponta que foram registradas ocorrências em 19 cidades, algumas também atingidas por vendavais e temporais. De acordo com o levantamento, Cascavel, no oeste do estado, foi a cidade com o maior número de pessoas atingidas, 120 mil.

Segundo Sérgio Souza, projeto de iniciativa do Executivo que tem como objetivo conferir maior agilidade à liberação de recursos para municípios afetados por catástrofes naturais ainda aguarda votação na Câmara.

- Coloco-me à disposição do governo federal para que possamos dar agilidade aqui no Congresso e criar essa estrutura para dar agilidade dentro do ministério. A burocracia é gigantesca. É um dos grandes responsáveis pelo custo Brasil, pela ineficiência dos Brasil em alguns setores – disse o parlamentar paranaense, segundo o qual a presidente Dilma Rousseff tem "demonstrado vontade" em resolver o problema.

Mudanças Climáticas

Em seu discurso, o senador também avaliou que o tema mudanças climáticas tem perdido progressivamente espaço na pauta nacional e internacional depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Segundo ele, os governos estão mais preocupados em encontrar soluções para a crise econômica mundial.

- Não adiantará retornarmos a níveis de crescimento e emprego da primeira metade da década passada se com isso comprometermos ainda mais o meio-ambiente do Planeta – assinalou o parlamentar.

Relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), ele cobrou também maior engajamento dos parlamentares e da sociedade em torno da questão. Para o senador, a Conferência das Partes (COP-18), sobre o clima, que ocorre em novembro em Doha, no Qatar, será uma oportunidade para resgatar o debate e apresentar soluções para o enfrentamento das questões climáticas.



24/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia lamenta demora na liberação de recursos para municípios atingidos por desastres

Jorge Viana cobra agilidade na liberação de recursos para municípios atingidos por enchente no Acre

Vanessa pede liberação de recursos para municípios atingidos por enchentes no Amazonas

Sérgio Souza pede agilidade na votação do fim do voto secreto

Municípios em calamidade querem agilidade na liberação de recursos

Raupp pede agilidade na liberação de recursos do FNO