Sérgio Souza relata participação no Fórum Mundial da Água



A participação do Senado Federal no 6º Fórum Mundial da Água, realizado entre os dias 12 e 17 deste mês, foi registrada nesta quinta-feira (22) pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR). Presidente da Subcomissão Permanente da Água, ele integrou a delegação do Senado que viajou a Marselha, na França, para discutir os desafios mundiais no uso racional do recurso natural. O senador escolheu o dia 22 de março para falar do assunto por ser a data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

Sérgio Souza trouxe do fórum dados importantes sobre recursos hídricos, como a constatação de que existem hoje no planeta mais pessoas com celulares do que com acesso à água. Outra informação é que 50% da população mundial têm acesso à água de maneira subsidiada e os outros 50% pagam caro por ela.

O senador informou ainda que 90% da água descongelada do planeta encontram-se no subsolo. O número, em sua avaliação, demonstra que é preciso ter cuidado com as fontes de águas superficiais e mais ainda com os lençóis freáticos.

O papel de destaque do Brasil nas questões sobre água também foi ressaltado por Sérgio Souza. O país possui 12% da água doce do planeta, sendo 75% das reservas na Amazônia. O país também tem uma atuante participação nas discussões de políticas públicas de gestão do recurso. O senador lembrou que o Brasil é candidato a sediar o 8º Fórum Mundial da Água em 2018. A próxima edição será Coreia do Sul, em 2015.

Sérgio Souza relatou ainda a realização, durante o fórum, da conferência parlamentar Tempo para Soluções, um encontro de parlamentares do mundo inteiro para discutir a contribuição do Legislativo para o melhor uso e preservação de recursos hídricos.

Ao final da conferência, os parlamentares assinaram um documento com 15 pontos fundamentais para uma melhor gestão da água. Entre as propostas estão a prioridade a políticas públicas de recursos hídricos, investimentos em saneamento básico e tratamento da água residual, cooperação entre países que compartilhem de um mesmo recurso hídrico e promoção de desenvolvimento agrícola, industrial e urbano sob a ótica da preservação da água.

Chevron

Sérgio Souza também manifestou, no pronunciamento, sua preocupação com o vazamento de petróleo no Campo do Frade, no Rio de Janeiro. O problema foi abordado mais cedo em audiência publica da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).



22/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia relata participação no 5º Fórum Urbano Mundial

Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal

Senadores discutem a participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água

Fórum Mundial da Água: debatedores fazem balanço positivo de participação brasileira

Rodrigo Rollemberg destaca participação do Brasil no Fórum Mundial de Água, na França

Comissão de Meio Ambiente discute participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água