Sérgio Zambiasi presta homenagem aos militares no Dia do Soldado




O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) saudou os integrantes do Exército Brasileiro pela comemoração do Dia do Soldado nesta quarta-feira (25). Ele lembrou que a data foi escolhida para homenagear Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803. Aos 20 anos, o futuro patrono do Exército do Brasil já era capitão e lutou pelo país em diversas oportunidades.

Zambiasi disse que em Santa Maria (RS) a data foi celebrada com a formatura de oficiais do Regimento Mallet (3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado), mais antiga unidade de artilharia do Exército.

- A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades no quartel e fora dele. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz dentro e fora do país, prestando auxílio à população em situações de calamidade - resumiu o senador.

Zambiasi também prestou uma homenageou à memória dos militares brasileiros mortos durante o violento terremoto que castigou o Haiti no início do ano, classificando-os de "heróis combatentes". Os militares brasileiros integravam uma força de paz naquele país, liderada pelo Brasil, sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vargas

Zambiasi aproveitou para lembrar a passagem dos 56 anos da morte do presidente Getúlio Dorneles Vargas, que se suicidou em 24 de agosto de 1954. Para o senador, Vargas foi um "verdadeiro estadista" que deixou para o país vários avanços como a Previdência Social, o salário mínimo, a Petrobras, o voto feminino e direitos trabalhistas. Vargas é também o "grande patrono do Partido Trabalhista Brasileiro", disse Zambiasi.

Mulheres na política

O senador também ressaltou a importância de as mulheres brasileiras terem mais espaço na política nacional e no Parlamento. Lembrando que as mulheres constituem a maior parte do eleitorado, o senador disse que a participação das mulheres nos parlamentos precisa aumentar nos próximos anos, como já está ocorrendo no Poder Judiciário.

O senador disse ter apoiado a candidatura da primeira vereadora negra de Porto Alegre, Teresa Franco, conhecida popularmente como Nega Diaba pela coragem e determinação nas lutas em defesa das periferias desassistidas, e também da primeira senadora pelo Rio Grande do Sul, Emília Fernandes, hoje deputada federal.



25/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi presta homenagem a Louis Braille

Zambiasi presta última homenagem a Divo do Canto

Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil

Inácio Arruda presta homenagem a Sérgio Miranda

Zambiasi presta homenagem aos 40 anos da Festa Nacional do Vinho

Quintanilha presta homenagem à memória de Sérgio Vieira de Mello