Servidores mostram talento no Pratas da Casa



O programa Senado Cultural lançou o projeto musical Pratas da Casa, cuja estreia está marcada para a próxima terça-feira (8), às 19h, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. Sucessor do Bossa Nova no Senado, realizado pelo Senado Cultural no ano passado, o Pratas da Casa apresentará shows com servidores e músicos convidados, sem ônus para a Casa.

A organização do Senado Cultural elencou as efemérides musicais mais relevantes celebradas neste ano e listou-as como sugestão para os servidores, que aceitaram o desafio de homenagear artistas brasileiros consagrados. Até dezembro, serão realizados 11 shows no Interlegis. O décimo-segundo e último do ano reunirá todos os artistas das apresentações anteriores para uma grande festa de confraternização no palco da Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional.

Vanessa: Nara Leão e Dolores Duran

A estreia do Pratas da Casa, no dia 8, ficará por conta da servidora de gabinete Vanessa Pinheiro, que se apresentará acompanhada do violonista Fabiano Borges, mestre em musicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Vanessa inclui em seu currículo elogios do crítico brasileiro Tarik de Souza. Criada no Rio de Janeiro, com passagem por Curitiba, Vanessa vive há 11 anos em Brasília, onde graduou-se em Jornalismo e Letras, estudou canto na Escola de Música de Brasília e fez apresentações em casas de show, bares e teatros da cidade. Em 2004, lançou seu primeiro CD. Agora lança o segundo, Varanda, produzido por Arthur Maia e com a participação de músicos como Romero Lubambo, Carlos Malta, Kiko Continentino, Lui Coimbra e Gabriel Grossi, entre outros.

Vanessa Pinheiro homenageará Nara Leão e Dolores Duran. Em junho deste ano, completou o 20º aniversário de morte da capixaba Nara, que com um ano de idade mudou-se para o Rio de Janeiro. Algumas versões dão conta que a bossa nova nasceu no apartamento dos seus pais, em Copacabana. A outra homenageada de Vanessa, Dolores Duran, cuja partida está completando 50 anos, tinha como nome verdadeiro Adiléia Silva da Rocha. Natural do Rio de Janeiro, em 1930, ele viveu pouco mais de 29 anos. Apesar do pouco tempo de existência, deixou sua assinatura de compositora em várias canções consideradas entre as melhores da música popular brasileira, como Estrada do Sol, A Noite do meu Bem e Castigo.

Assis Medeiros: o rock do rei Roberto

"Eu quero ver todo mundo dançar". É com esse clima de festa que o produtor musical, compositor, escritor e jornalista Assis Medeiros pretende homenagear os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Seu show será realizado na quarta-feira, dia 9, também às 19h, no auditório do Interlegis. O repertório inclui canções como É Proibido Fumar, Namoradinha de um Amigo meu, Não vou Ficar e Como Dois e Dois. Além destas e de mais outras de Roberto, Assis cantará cinco composições próprias.

Hoje com 37 anos de idade, Assis emplacou, em 2001, a música Burro de Carga no Rumos Itaú Cultural. A canção interpretada pela banda maranhense Boca de Lobo, foi gravada em um dos CDs do projeto. Burro de Carga também deu título ao ultimo disco de Assis, lançado em 2007. A estréia no mundo fonográfico se deu com Pirata, em 2004. Ambos foram lançados de maneira independente.

No auditório Antônio Carlos Magalhães, Assis cantará e tocará guitarra, acompanhado por Fernando Fernandes, no baixo e nos vocais, e por Marco Guedes, na bateria. O trio apresenta grandes sucessos de Roberto Carlos com arranjos rock and roll. O repertório contempla, principalmente, a fase do final do Rei nos anos 60 e as músicas lançadas por Roberto em meados dos anos 70. 

Serviço:

Vanessa Pinheiro

Dia 8 de setembro - Terça-feira

19h

Local: Auditório do Interlegis (Via N2 - Ao lado da Gráfica do Senado)

Entrada franca e censura livre 

Assis Medeiros

Dia 9 de setembro - Quarta-feira

19h

Local: Auditório do Interlegis (Via N2 - Ao lado da Gráfica do Senado)

Entrada franca e censura livre 

Confira a programação do Pratas da Casa 2009: 

Setembro

08/09 - Abertura: Vanessa Pinheiro - Canta Dolores Duran e Nara Leão
09/09 - Assis Medeiros - Canta Roberto Carlos
23/09 - Daniel Reis (Banda Brasília 7 Zero) - Canta Raul e Roberto
24/09 - Fernando Banhos - Canta Roberto Carlos e Raul Seixas

Outubro
01/10 - Ângela Brandão - Canta Luiz Gonzaga
14/10 - Coral do Senado - Canta Heitor Villa-Lobos e Luiz Gonzaga (Maestrina Glicínia Mendes)
15/10 - Wilson Carvalho Filho e Cássia Portugal - Cantam Jair Rodrigues

Novembro
04/11 - Carlos Penna (Grupo Ventos & Tempestades) - Canta Raul Seixas
05/11 - Sthel Nogueira - Canta Heitor Villa-Lobos
25/11 - Nelson Oliveira - Canta Jair Rodrigues
26/11 - Anne Evans - Canta Luiz Gonzaga

Dezembro
09/12 - Show com todos os intérpretes - (Teatro Nacional - Sala Villa Lobos) 



03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adolescentes mostram talento no Festival das Estações

Sthel Nogueira é atração do Pratas da Casa

Nelson Oliveira encerra programação do "Pratas da Casa"

Coral do Senado é a próxima atração do "Pratas da Casa"

Vanessa Pinheiro abre temporada do "Pratas da Casa"

Ventos & Tempestades homenageia Raul Seixas no Pratas da Casa