Serys Slhessarenko registra primeiro aniversário do Dia do Cerrado



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou a comemoração, pela primeira vez no país, do Dia do Cerrado, a ser celebrado anualmente no dia 11 de setembro, de acordo com decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente da Frente Parlamentar Mista do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 21 Local, Serys considerou a instituição da data emblemática do atual esforço governamental de preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do país.

Apesar de reafirmar sua crença em dias melhores para a área ambiental, a senadora petista alertou para as ameaças sofridas pelo cerrado brasileiro com a ocupação desordenada e exploração predatória.

- Precisamos, com urgência, deter a crescente degradação desse rico bioma - ressaltou a senadora, defendendo a aprovação da proposta de emenda à Constituição nº 51/2003, do senador Demostenes Torres (PFL-GO), que inclui o cerrado e a caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional.

Serys assinalou ainda que a área de cerrado perfaz 23% do território brasileiro, integrando os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia e Minas Gerais. Segundo informou, nessa região está um terço da biodiversidade nacional, as nascentes das três principais bacias hidrográficas do país, além de uma vastíssima reserva de água subterrânea. Alvo do processo de expansão das fronteiras agrícolas do país, o cerrado se tornou um grande produtor de grãos e outras culturas, mas, em contrapartida, amarga assoreamento de rios e erosão dos solos.

Encontro e estradas

Ao falar de meio ambiente, Serys Slhessarenko comentou sua participação no 3º Encontro Verde das Américas, realizado de 8 a 10 de setembro, no Rio de Janeiro. Enquanto aguarda a divulgação do relatório final do evento para, então, apresentar um resumo do que foi discutido e decidido, a senadora adiantou que estará em Belo Horizonte, no próximo dia 26, para conhecer um projeto de resgate de carbono da atmosfera, e nos dias 3 e 4 de outubro, em São Paulo, para conhecer projeto ambiental realizado pela Natura.

Serys também aproveitou a oportunidade para voltar a reivindicar uma ação conjunta do Senado no sentido da liberação de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para recuperação das estradas.

- Soube que o governo já perdeu na Justiça 25% dos recursos arrecadados, cerca de R$ 10 bilhões, por não tê-los usado para os fins destinados - informou.



15/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys Slhessarenko registra aumento da prospecção de gás e petróleo no Brasil

MOREIRA MENDES REGISTRA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA FOLHA DE RONDÔNIA

Serys Slhessarenko saúda lançamento do PAC-2

Senadores se solidarizam com Serys Slhessarenko

Serys Slhessarenko defende software livre

Serys Slhessarenko defende "software" livre