Setor da reciclagem quer aumentar participação na Política de Resíduos Sólidos



Representantes da União Nacional dos Sindicatos e Associações das Empresas de Reciclagem (Unaser) foram ao Ministério do Meio Ambiente na quinta-feira (3) para pedir à ministra Izabella Teixeira maior participação dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em dezembro de 2010 e regulamentada recentemente.

Participaram da reunião a Secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, e o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério. 

Entre as principais reivindicações do setor de reciclagem apresentadas à ministra estão: a criação de um marco regulatório para a atividade, como a criação de um código brasileiro da reciclagem; a desoneração para o setor; e a abertura de um canal de diálogo entre recicladores e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Os representantes da Unaser também manifestaram o desejo de realizar o mapeamento do setor de reciclagem no Brasil. "Precisamos ter uma visão crítica do setor, com avaliação econômica e social para darmos prosseguimento a esse diálogo. Essa avaliação tem de vir embasada por estudos profundos relativos à atividade", disse a ministra. 

Izabella reafirmou a importância do setor de reciclagem como um segmento competitivo, mas que necessita de aperfeiçoamento tecnológico para incrementar suas oportunidades e possibilidades.


Código Brasileiro de Reciclagem

No encontro, a ministra elogiou a proposta de criação de um Código Brasileiro de Reciclagem uma iniciativa oportuna, mas pediu mais detalhes sobre a questão. "Esse é um processo em construção e de alianças e quero entender mais profundamente a envergadura da proposição", disse.

Quanto à reivindicação de desoneração para o setor, a ministra explicou que, antes de tudo, seria necessária uma avaliação econômica bem elaborada para a demanda e a abertura de diálogo com os estados da Federação. "Preciso de argumentos fortes do ponto de vista econômico e social para convidar outros atores à discussão. Com bons números se removem preconceitos", disse ela.

Izabella informou aos representantes do setor que o ministério já mantém uma agenda ampla com os catadores, assim como com a indústria e que vê com bons olhos a criação de um canal de comunicação com os recicladores. 


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente  



25/02/2011 10:33


Artigos Relacionados


Caixa quer estimular reciclagem de resíduos sólidos de construção e demolição

Cícero Lucena quer prioridade para política de resíduos sólidos

Governo paulista realiza Seminário Nacional sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos

Com eventos esportivos, Ministério do Turismo quer aumentar participação do setor na arrecadação

Meio Ambiente: Decreto presidencial vai beneficiar setor de reciclagem e reutilização de resíduos

Política Nacional de Resíduos Sólidos completa um ano