Sistema de esgotamento sanitário chega a Chorrochó (BA)



Cerca de R$ 6,3 milhões serão investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na implantação do sistema de esgotamento sanitário de Chorrochó, na região do Baixo Médio São Francisco, no estado da Bahia.

Para a execução da obra, foi assinado Termo de Compromisso com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa). O sistema foi projetado para atender uma população de 3,7 mil habitantes e no final de projeto, em 2031, atender a cerca de 7,3 mil pessoas. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O sistema de esgotamento sanitário de Chorrochó é composto por 15,2 mil metros de rede coletora convencional e 2,3 mil metros de coletor tronco, ramais prediais, ligações intradomiciliares, uma estação elevatória de esgoto, um emissário de recalque, um emissário final e estação de tratamento de esgoto (ETE), composta de tratamento preliminar, duas lagoas facultativas em paralelo, seguida por duas lagoas de maturação também em paralelo.

Conforme Termo de Compromisso celebrado entre a Codevasf e a Embasa, no mês de novembro deste ano, o prazo de execução das obras é de 24 meses. “A Embasa agora irá iniciar os procedimentos licitatórios para escolha da empresa que irá executar as obras”, explica o engenheiro sanitarista José Luiz Ribeiro Reis, chefe da Unidade de Gestão das Ações de Revitalização da Codevasf.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, salienta a importância dos sistemas de tratamento de esgoto construídos em municípios que estão na calha do rio São Francisco. “Para cada real aplicado em saneamento básico, o município pode economizar até quatro reais no sistema de saúde pública, ou seja, a população adoece menos, e o município economiza no setor de assistência à saúde. Com o sistema de esgotamento, além de levarmos saúde para a população, preservamos o meio ambiente, deixando de jogar água contaminada nos córregos e nos rios, que por seu turno vão lançar no São Francisco. Esse é o papel da Codevasf: trazer saúde com o saneamento e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente”, destaca Vaz.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba 



30/12/2013 17:35


Artigos Relacionados


Bertioga recebe ampliação do sistema de esgotamento sanitário

Governo entrega sistema de esgotamento sanitário em Guareí

Turismo inaugura sistema de esgotamento sanitário no Espírito Santo

Município de Timburi recebe obras do Sistema de Esgotamento Sanitário

Alckmin inaugura novo Sistema de Esgotamento Sanitário em Boituva

Campos do Jordão ganha Sistema de Esgotamento Sanitário com tecnologia de ponta