SUASSUNA: LUCENA ERA UM HOMEM DE SUCESSO



"Mais do que um homem de muita paciência, firmeza e resignação, Humberto Lucena era um homem de sucesso como deputado estadual, deputado federal e senador", disse hoje (dia 14) o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), lembrando que conheceu Lucena ainda jovem, em 1950, em campanha para deputado estadual na cidade paraibana de Bananeiras, quando também passou a ser seu admirador.

- Humberto Lucena era um homem de muita paciência, muita firmeza, e prudência. E com que resignação enfrentou sérios problemas que teve em sua vida!Como, por exemplo, quando teve que largar uma eleição já ganha, para governador, o fez para não fragmentar o PMDB. Em outra ocasião, a injustiça que sofreu por causa dos calendários. Dos 600 parlamentares, em torno de 300, inclusive figuras de grande renome no país, também tinham feito. Ele tinha a relação de todos os calendários feitos por todos esses. E eu dizia: "Humberto, deixe-me falar e mostrar quem fez". E ele dizia: "Não. Nós não estamos discutindo o deles. Estamos discutindo o meu. Eu não tenho que acusar ninguém" - revelou Suassuna.

Ele afirmou que, quem conheceu Lucena, sabe o quanto era probo, sério e honesto. "Um homem que passou mais de 40 anos na política e saiu com um apartamento. É tudo o que eles têm, e eu o conheço bem. Dou o meu testemunho de seriedade porque o único apartamento que eles conseguiram ter foi um comprado no Rio de Janeiro que, depois, para ter o da Paraíba, tiveram que vendê-lo, e eu fui o comprador. Foi com esse dinheiro - R$ 105 mil - que Lucena comprou o apartamento na Paraíba. Toda uma vida, 48 anos de vida público ocupando cargos importantes - esse era o patrimônio de Humberto", frisou Suassuna, que também subscreveu o requerimento de homenagem.

Ao enviar condolências à família enlutada, Suassuna disse que "se alguém serviu de exemplo para mim, esse alguém foi Humberto Lucena. Ele repetia sempre para mim que em política é preciso paciência, muita paciência e muita ponderação; mas, com firmeza, temos que ter posições".

- Encaminho o requerimento, pedindo a todos os senadores que o apóiem, e peço o rito mais completo que se possa, inclusive de condolências à família. Lembro que se tem alguém que merece ter o nome nos corredores, nas salas desta Casa, esse homem chama-se Humberto Lucena, um paraibano, uma pessoa de um Estado pequeno, mas que, por duas vezes, ocupou a presidência desta Casa com brilho, com prudência, com ponderação, fazendo grande o Senado da República - concluiu.



14/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena ressalta exemplo de homem público de Pinotti

"HOMEM BOM, EXEMPLAR E DEDICADO", DESTACA SUASSUNA

Suassuna diz que não é "homem de dossiês" e contesta revista

Suassuna: encontro com Duhalde foi um sucesso

SUASSUNA REGISTRA SUCESSO DO PMDB

PF prende homem com 200 kg de cocaína no MS