Suassuna propõe prisão perpétua para criminosos reincidentes



Ao defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que cria pena de prisão perpétua para condenados reincidentes em crimes hediondos, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou, nesta quarta-feira (16), que, em tempos de dificuldade na segurança pública, como os que agora vive o Brasil, é preciso coragem para aprovar uma legislação dura que proteja os direitos humanos dos cidadãos, não os dos criminosos.

A PEC está em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), depois que o senador interpôs recurso contra decisão da Mesa do Senado de arquivá-la, por contrariar cláusula pétrea da Constituição. O inciso LXVII do artigo 5º do capítulo sobre direitos e garantias individuais veda a adoção de penas de caráter perpétuo no país.

Suassuna afirmou que está na hora de capitalizar a indignação popular para aprovar legislação mais dura. Quando os primeiros criminosos forem condenados à prisão perpétua e confinados em estabelecimento de segurança máxima em local isolado, onde serão obrigados a trabalhar para garantir seu sustento, muito coisa no crime organizado pode mudar, disse.

- Como ficar de braços cruzados diante de fatos como cabeças humanas encontradas em lixeiras de shoppings do Rio de Janeiro, bombas sendo detonadas em lojas, prédios como a prefeitura e hotéis sendo metralhados? O Rio não está só. Campinas com seqüestros em série, Goiânia com roubos de carga, São Paulo e Belo Horizonte sitiadas pelo crime organizado - argumentou.

Segundo Suassuna, aprovar a PEC será um passo importante na busca de uma nova ordem político-institucional. E será um marco para o resgate da cidadania brasileira, principalmente para os milhões que vivem em favelas por necessidade econômica, sendo ainda obrigados a se submeterem à ordem dos criminosos.

- Devemos fazer prevalecer os direitos humanos para esses marginalizados, mas inocentes cidadãos brasileiros. O instituto da prisão perpétua pode dar um basta numa situação em que o Estado finge que pune, o bandido finge que paga e todos fingimos que estamos seguros - concluiu Ney Suassuna.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta anuncia PEC em que propõe prisão perpétua para pedófilo

Carlos Bezerra quer acabar com concessão de habeas corpus para criminosos reincidentes

Magno Malta quer prisão perpétua para pedófilos

ESTEVÃO APÓIA PRISÃO PERPÉTUA PARA CRIME HEDIONDO

Sibá admite prisão perpétua para crimes cruéis

Magno Malta defende plebiscito sobre prisão perpétua para pedófilos