Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de Prêmio Nobel



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou à Mesa um requerimento de pesar pela morte do Prêmio Nobel de Economia, James Tobin, na segunda-feira (12), aos 84 anos. Professor da Universidade de Yale e um dos principais assessores do presidente norte-americano John Kennedy, Tobin, de acordo com Suplicy, "contribuiu para construir um mundo mais justo".

Suplicy destacou que o economista foi um dos idealizadores da renda mínima. Tobin defendia a criação de uma renda básica ou de um imposto negativo, ressaltou o parlamentar. Ele lembrou que o mundo tem discutido a proposta do economista de instituir uma taxa sobre transações internacionais, conhecida por taxa Tobin. Os recursos arrecadados constituiriam um fundo para a promover a cidadania nos países em desenvolvimento.

- Tenho certeza de que se tivéssemos seguido os conselhos de Tobin estaríamos em muito melhor situação do que hoje - declarou.

Para o senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), o economista é merecedor de todas as homenagens. Entre os seus méritos, continuou, está o de apresentar idéias para frear o capital especulativo e estimular investimentos a longo prazo. A taxa Tobin é uma referência internacional, disse o senador.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de suplente

Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte do cantor MC Daleste

Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes

ACM apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de político baiano

Jucá apresenta requerimento de pesar pela morte do ex-governador Ramos Pereira

Alvaro Dias apresenta requerimento de pesar pela morte de Ruth Cardoso