Suplicy é favorável a recurso ao Plenário contra decisão do Conselho de Ética



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta quinta-feira (20), afirmou ser favorável à votação, em Plenário, dos recursos contra as decisões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal que determinaram o arquivamento das denúncias apresentadas contra o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP). Suplicy recomendou que o presidente Sarney apresente, antes, sua defesa, seja no Conselho de Ética, seja no próprio Plenário.

Suplicy disse que, no dia anterior - que qualificou como "um dia de extremo desconforto" para os senadores do PT -, telefonou para o presidente de seu partido, Ricardo Berzoini, para comunicá-lo que não achava adequada a orientação para que a bancada votasse contra o arquivamento das denúncias, como Berzoini recomendara em carta enviada a todos os senadores.

Suplicy disse ter perguntado a Berzoini se a Executiva Nacional do PT havia sido consultada, recebendo como resposta que a Executiva não se reunira, mas que ele, Berzoini, tinha "a convicção de que a maioria da Executiva tinha posição semelhante".

Produtividade rural

Eduardo Suplicy também comentou pronunciamento proferido pouco antes pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que criticou a redefinição dos critérios de produtividade de propriedades rurais, utilizados para critérios de desapropriação em prol da reforma agrária. De acordo com o senador, esses critérios têm mais de 25 anos e "devem ser atualizados, porque desde os anos 80 houve um aumento muito significativo da produtividade na agricultura brasileira".

O senador lembrou que o Índice Gini de Desenvolvimento Humano é baixo no Brasil em virtude da grande concentração fundiária no país. Ele considerou ser "mais que natural" que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tenha dialogado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que se estabeleçam novos indicadores de produtividade no Brasil.

Suplicy concordou com a senadora sobre a necessidade de se fornecer aos assentamentos de trabalhadores rurais todos os insumos, instrumentos, tecnologia e infraestrutura necessária, inclusive escolas e hospitais.



20/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que STF poderá ser chamado a decidir sobre validade de recurso ao Plenário contra decisão do Conselho de Ética

Renato Casagrande defende legitimidade de recurso contra decisão do Conselho de Ética

ACM APÓIA DECISÃO DO CONSELHO DE ÉTICA E PREVÊ DECISÃO NO PLENÁRIO ATÉ DIA 30

PSOL entra com recurso contra arquivamento de processos no Conselho de Ética

Plenário deve manter decisão do Conselho de Ética, diz Jarbas Vasconcelos

Casagrande lamenta decisão do Conselho de Ética de arquivar ações contra Sarney