Suplicy pede esclarecimentos sobre artigo da Constituição que trata da concessão de rádio e TV a parlamentar



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo em Plenário, nesta segunda-feira (19), ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Marco Maciel (DEM-PE), para que designe relator a requerimento seu, apresentado em julho de 2006, solicitando a correta interpretação teleológica do artigo 54, inciso II, "a", da Constituição federal. O referido dispositivo impede parlamentares de deter, direta ouindiretamente, a concessão de emissora de televisão e rádio.

Suplicy chamou a atenção para a necessidade de apreciação da matéria pela CCJ em função do julgamento do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcado para a próxima quinta-feira (22).

Segundo ele, a definição clara do referido artigo, nos casos de concessões de meios de comunicação, constitui matéria importante a ser analisada pela CCJ devido a existência de um número significativo de deputados federais e senadores - atestada em pesquisa da Universidade de Brasília - que têm algum tipo de relação com empresas de rádio e televisão.



19/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


VEJA AQUI COMO FICA O ARTIGO 53 DA CONSTITUIÇÃO (IMUNIDADE PARLAMENTAR)

Suplicy pede esclarecimentos a Gim Argello sobre denúncia de irregularidades em emendas ao orçamento

Suplicy pede a Demóstenes que preste esclarecimentos da tribuna do Senado

PEC que altera artigo da Constituição sobre ordem social está pronta para ser votada

SUPLICY SOLICITA ESCLARECIMENTOS SOBRE MATRÍCULAS FANTASMAS

Arthur Virgílio propõe mudanças em artigos da Constituição sobre decoro parlamentar