Tebet indica amanhã relator do Conselho de Ética para investigar denúncias sobre painel



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), informou nesta segunda-feira (dia 5), em entrevista à imprensa, que vai esperar até esta terça (dia 6) para indicar o relator que examinará requerimento das oposições para apuração dos fatos citados na última edição da revista IstoÉ. O senador Roberto Freire (PPS-PE), em telefonema a Tebet, informou que apresentará dentro de 24 horas novos fatos ao requerimento, envolvendo o ex-presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães.

Tebet recusou-se a antecipar o nome do relator e nem mesmo a qual partido ele pertence. Evitou ainda comentar uma possível decisão do senador Antonio Carlos Magalhães de não prestar esclarecimento ao Conselho de Ética, caso o órgão não investigue suas denúncias contra o presidente do Senado, Jader Barbalho. "O Conselho realmente não tem poder para convocar um senador, mas acho que todo homem público não pode se furtar a prestar esclarecimentos sobre qualquer denúncia", sustentou Tebet.

Ele acrescentou que, até agora, o Conselho só deverá investigar se o decoro parlamentar foi ferido por um possível vazamento do resultado de votações secretas feitas no painel do Senado. Outros "fatos genéricos" citados no requerimento inicial das oposições, a seu ver, não são assuntos para o Conselho de Ética. Tebet disse ter sido informado pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE) da intenção do Bloco Oposição de ampliar o requerimento.

O presidente do Conselho recusou-se a comentar o fato de Antonio Carlos Magalhães ter negado em entrevistas que teve acesso ao resultado secreto do painel de votações, apesar das afirmações em contrário do procurador da República Luiz Francisco de Sousa. "Eu estaria julgando se respondesse a essa pergunta", afirmou. Ele disse que "em 30 ou 40 dias" o Conselho de Ética deverá encerrar suas apurações sobre os fatos citados pela revista IstoÉ.

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet anuncia quarta relator para pedido de investigação sobre ACM no Conselho de Ética

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório sobre violação do painel e Tebet garante voto aberto

Tebet: Conselho de Ética vai atrás de quem mandou violar painel

Presidente interino: Conselho de Ética deve investigar "denúncias sólidas"

Conselho deve anunciar nesta terça nome do relator de processo sobre painel

Conselho de Ética decide nesta terça se relatório sobre painel terá votação aberta