Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas



Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e Povos Indígenas - Por uma Terra sem Males, o senador Tião Viana (PT-AC) cobrou do governo federal a demarcação de todas as terras indígenas. A União, lembrou o senador, conforme o previsto na Constituição, deveria concluir a demarcação em cinco anos.

- Passados mais de 13 anos da promulgação de nossa lei maior, ainda não se cumpriu o nela previsto. É notória a falta de empenho do governo em fazer cumprir as determinações constitucionais - criticou.

O senador enriqueceu seu pronunciamento, feito nesta quarta-feira (20) no Plenário do Senado, com números sobre a demarcação das terras. Segundo ele, das 441 áreas indígenas já identificadas pela Funai, apenas 273 foram demarcadas, num total de quase 73 milhões de hectares. Para o senador petista, a situação é um "contra-senso, uma barbaridade cometida contra os antigos donos deste imenso território (nacional)".

Tião Viana disse que "os legítimos donos da terra estão em estado humilhante, que configura a tutela debaixo da qual são obrigados a permanecer". Além de devolver parte das terras aos antigos donos, segundo Tião Viana, a demarcação é necessária para garantir a preservação cultural das populações indígenas.

- Seria uma violência imensurável a integração forçada dos índios à sociedade, como organizada pelo homem branco, devido à brutal dessemelhança dos costumes e tradições - avaliou.

Acusando a gestão Fernando Henrique Cardoso de omissão na questão indígena como um todo, o senador apresentou dados estatísticos que dão conta de que, proporcionalmente à duração do governo, o atual presidente, "contrariando as expectativas que era normal existirem em relação à sua formação de sociólogo", demarcou menor área para as populações indígenas que o ex-presidente Fernando Collor. A política indigenista oficial, afirmou o senador, "continua fiel aos invasores dos povos indígenas".



20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA SILVA COBRA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL

Tião Viana homenageia índios e pede demarcação de suas terras

MOZARILDO FAZ APELO AO GOVERNO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

TIÃO VIANA COBRA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DOS POVOS INDÍGENAS

CRA debate demarcação de terras indígenas

Ruben Figueiró cobra postura do governo sobre terras indígenas