TIÃO VIANA DENUNCIA ATUAÇÃO DE NARCOTRAFICANTES NA FRONTEIRA DO ACRE



O senador Tião Viana (PT-AC) denunciou na tarde desta quarta-feira (dia 18) a suposta atuação de narcotraficantes e guerrilheiros na região de fronteira do Acre. Ele informou que recente vistoria feita pela Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar do estado e o Exército detectou movimentação do narcotráfico e da guerrilha na área controlada pelo governo federal do Parque Nacional da Serra do Divisor.

Baseado em documentário produzido pela TV Gazeta do Acre, Tião Viana disse que vários depoimentos de moradores da região confirmam que a área do Parque Nacional se transformou em um corredor importante do narcotráfico internacional. Ao contrário do que imaginava, o senador comentou que as pessoas informaram que a cocaína está saindo do Brasil e chegando à Colômbia.

- Só em um setor da região houve o registro de 3 mil quilos de cocaína atravessando a fronteira - afirmou Tião Viana. Ele acrescentou que os depoimentos também se referem a contrabando de armas pesadas, entre elas AR-15 e metralhadoras sendo transportadas por diversos rios do Acre. Segundo o senador, testemunhas também viram guerrilheiros circulando em grupo, em posição de treinamento de guerra.

Tião Viana disse que enviará ao ministro da Justiça, José Gregori, e ao secretário de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Mendes Cardoso, a fita com a reportagem da TV Gazeta. "Espero que as providências sejam tomadas e haja uma ação mais efetiva para proteger a população que vive no extremo oeste do Brasil", disse o senador.

Em seu pronunciamento, Tião Viana também manifestou solidariedade ao governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, que está sofrendo uma tentativa de afastamento do cargo movida pela Assembléia Legislativa do estado. Ele acrescentou que conhece o governador há muitos anos e que não acredita que haja razões para o processo de afastamento.

18/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA DENUNCIA ATUAÇÃO DA FUNAI NO ACRE E NO AMAZONAS

Tião Viana alerta para tensão na fronteira entre Acre e Bolívia

Jorge Viana denuncia ações ‘inaceitáveis’ de militares bolivianos na fronteira do Acre com a Bolívia

TIÃO VIANA DENUNCIA AMEAÇAS DE MORTE AO GOVERNADOR DO ACRE

TIÃO VIANA DENÚNCIA AMEAÇAS CONTRA GOVERNADOR DO ACRE

TIÃO VIANA DENUNCIA AMEAÇA À INTEGRIDADE FÍSICA DO GOVERNADOR DO ACRE