Tião Viana destaca crescimento do Acre e faz balanço positivo de redução das desigualdades regionais



O senador Tião Viana (PT-AC) afirmou nesta terça-feira (23) que a Região Norte e, em particular, o estado do Acre, têm apresentado bons resultados econômicos, caminhando na direção de superar as desigualdades regionais. Ele explicou que a avaliação tem base em números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados e de regiões em 2008 e, em comparações com anos anteriores.

O parlamentar creditou esse crescimento a ações do governo estadual e federal, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à implantação de programa voltado para beneficiar a Amazônia brasileira.

Tião Viana disse que, como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e graças à sensibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também da presidente eleita Dilma Rousseff, conseguiu evitar o contingenciamento de recursos para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Com isso, será possível dar sequência à política de redução das desigualdades regionais.

Segundo disse, como resultado dessa política, os percentuais do Sudeste e do Sul no PIB brasileiro decresceram entre 2002 e 2008, 0,8% e 0,3% respectivamente, enquanto os da Região Norte, Centro-Oeste e Nordeste tiveram taxas maiores.

Em 2008, conforme mostra o IBGE, o PIB do Acre cresceu 6,9% e o do Piauí 8,8% - o maior do Nordeste -, enquanto a média nacional ficou em 5,2%. Ele ressaltou também que o PIB do Acre teve o 4º maior crescimento em volume (44,1%) entre 2002 e 2008, o que creditou ao financiamento do setor produtivo feito pelo governo estadual.

Esse crescimento, segundo Tião Viana, foi puxado pela agropecuária, que teve expansão de 14,7%% e por outros produtos da lavoura; e pela indústria de transformação (4,8%). Somente a indústria extrativa teve crescimento negativo.

Quando se compara o PIB per capita que deixou o Acre em 17º lugar entre os estados da Federação e o PIB estadual, que o coloca em penúltimo lugar em participação total do PIB, esse último indicador na verdade mostra forte recuperação da economia estadual, disse o senador.

- Quando se avalia o PIB per capita, vê-se uma forte recuperação do nosso estado do Acre na partilha da sua riqueza geral com a sua população. Muito temos que caminhar, mas os alcances são, sem dúvida alguma, muito respeitáveis - comemorou.



23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana destaca crescimento econômico do Acre

Anibal Diniz destaca realizações dos primeiros 240 dias do governo Tião Viana no Acre

Tião Viana cita estudo que destaca a redução da desigualdade social pelo Bolsa Família

Mozarildo quer redução das desigualdades regionais

MOZARILDO PEDE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS

Flexa cobra redução das desigualdades regionais