Tião Viana diz que "pacote do idoso" é início do resgate dos aposentados



O senador Tião Viana (PT-AC) detalhou para o plenário o "pacote do idoso" anunciado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inclui o reajuste real de 1,5% (além da reposição inflacionária) para todos aposentados do INSS que ganham mais que um salário mínimo. O "pacote" antecipa o pagamento de metade do décimo-terceiro salário para setembro deste ano. Em 2007, a primeira parcela já será paga no meio do ano e o restante em dezembro.

- O governo está ampliando a rede de proteção aos idosos. É o início do resgate dos nossos aposentados - disse.

Tião Viana informou ainda que o governo vai regulamentar o artigo do Estatuto do Idoso que obriga as empresas de ônibus interestaduais a oferecerem assentos gratuitamente a pessoas idosas. Apesar de constar da lei, as companhias de ônibus recorreram à Justiça contra a medida. O senador também lembrou que a oferta de medicamentos baratos do programa Farmácia Popular faz parte do "pacote do idoso".

Em aparte, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro da Previdência Social, afirmou que o esforço do governo no combate às fraudes nos benefícios do INSS está propiciando o reajuste dos aposentados e a ampliação do atendimento aos idosos.

Também em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou as medidas do governo, mas pediu às autoridades "projetos emancipadores", para que os beneficiados por programas de assistência possam aos poucos se libertar do apoio financeiro direto do Estado.



10/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA TIÃO VIANA, PAÍS NÃO SEGUE RECOMENDAÇÃO DA OMS SOBRE IDOSO

Tião Viana registra início da extração de petróleo na camada pré-sal

Tião Viana dá início à Ordem do Dia e Virgílio protesta contra votação para o DNIT

Tião Viana quer isenção de IR para aposentados portadores de doenças hepáticas graves

Tem início discussão de pacote tributário de Lula

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre