Tião Viana elogia Petrobras pelo modelo de gestão ambiental



O senador Tião Viana (PT-AC), 1º vice-presidente do Senado, registrou em Plenário a impressão positiva de sua visita ao Pólo Petroquímico de Urucu (AM). De acordo com o parlamentar, a Petrobras tem demonstrado ser uma empresa com visão estratégica, ao aplicar um modelo de gestão ambiental combinado com responsabilidade social. Ele visitou o pólo em companhia de sindicalistas, deputados federais e estaduais.

- São retirados 9 milhões de metros cúbicos de petróleo ao dia e o dano ambiental foi reduzido com a reposição de 2 milhões de árvores - informou o senador, que acrescentou serem arrecadados, no estado, R$ 1 bilhão anuais, somados os impostos estaduais e os royalties obtidos com a venda do petróleo.

O parlamentar se disse impressionado com o modelo de desenvolvimento implantado pela estatal, em sua busca por fontes alternativas de energia para os combustíveis fósseis, juntamente projetos de segurança ambiental.

- É a consolidação da capacidade de investimento nunca imaginada - afirmou.

Tião Viana salientou que o estado, em parceria produtiva com Petrobras,reverteu uma atividade "aparentemente danosa e com graves riscos ao meio ambiente" em uma atividade segura do ponto de vista ambiental.

- A Petrobras se afirma como uma das maiores empresas na América Latina e no mundo em responsabilidade social - apostou o parlamentar. O senador petista não escondeu seu entusiasmo de que a política de danos mínimos ao meio ambiente seja ampliada para outros estados do país.

Tião Viana anunciou ainda a possibilidade de prospecção na Bacia do Juruá de derivados fósseis, em fase preliminar de estudos de viabilidade.

03/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana elogia campanha de trânsito lançada pelo governo federal

Licenciamento é tema estratégico para novo modelo de gestão ambiental

Senadores manifestam confiança na gestão Tião Viana

Tião Viana defende o debate sobre a descentralização da gestão do SUS

Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense

Tião Viana apresenta projeto definindo procedimentos de gestão cooperativa no SUS