Tião Viana pede apoio a emenda que inclui critério regional para escolha dos integrantes do STJ



O senador Tião Viana (PT-AC) defendeu nesta sexta-feira (dia 6) a aprovação de proposta de emenda constitucional (PEC) de sua autoria que define modificações nos critérios de escolha dos juízes dos Tribunais Regionais Federais e dos desembargadores dos Tribunais de Justiça indicados para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Dentre as mudanças sugeridas pelo senador, os juízes dos Tribunais Regionais Federais, que totalizam 1/3 das vagas do STJ, não poderão exceder o número de quatro para cada região do país. Quanto aos desembargadores dos Tribunais de Justiça, que também ocupam 1/3 das vagas do STJ, Viana propõe o limite de quatro por estado.

- Essa PEC pretende corrigir a distorção de a maioria dos desembargadores e juízes dos tribunais serem oriundos de estados do Centro-Sul do país. É a antiga política café-com-leite que continua a imperar. Nós, que somos das regiões Norte ou Nordeste, precisamos nos sentir representados em Cortes que são de fundamental importância para a luta em prol da igualdade e da justiça social - disse o senador.

Nesse sentido, ele apelou ao presidente do STJ, ministro Paulo Costa Leite, para que na próxima lista tríplice a ser elaborada pelo STJ o critério da diversidade regional - mesmo ainda não sendo lei - pese na indicação dos nomes que serão encaminhados ao presidente da República. É o presidente Fernando Henrique quem faz a escolha final do nome do ministro que ocupará uma das 33 vagas do tribunal, depois de submeter a opção ao crivo do Senado. (Ver matéria anexa). O senador também solicitou ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Bernardo Cabral (PFL-AM), que acelere a tramitação da PEC na comissão.

Tião Viana esclareceu que não discorda dos demais pressupostos necessários para as indicações dos ministros do STJ, que são: ser brasileiro com mais de 35 anos, deter notável saber jurídico e reputação ilibada. Porém, reafirmou sua opinião de que a Constituição precisa estabelecer um critério que respeite o princípio federativo de igualdade entre os estados.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou, em aparte, apoio à proposta de Viana, acrescentando que, apesar de representar um estado que participa do centro de decisões, defende a tese da interiorização do desenvolvimento como forma de combater as desigualdades regionais.

06/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede apoio a projeto que abre mercado de aviação a estrangeiros

Tião Viana protesta contra falta de critério na abertura de cursos de Medicina

INTEGRANTES DO BLOCO OPOSIÇÃO NÃO ASSINARÃO A CPI, ANUNCIA TIÃO VIANA

Tião Viana: escolha de presidentes de comissões ocorre em clima de entendimento

Tião Viana diz que integrantes do Ministério da Justiça querem depor na PF sobre caso Francenildo

Tião Viana enaltece ação da ECT em favor da integração regional