Tuma lembra Dia do Exército



O Dia do Exército, comemorado no dia 19, foi lembrado pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), que destacou sua origem, na Batalha de Gararapes (PE), onde gente do povo uniu-se ao colonizador português para, juntos, combaterem o exército colonial holandês. O Exército brasileiro, frisou o senador, surgiu, assim, do incipiente sentimento nativista que impeliu brancos, índios e negros a lutarem contra os invasores.

O senador destacou o papel constitucional do Exército, ao lado das demais forças, e disse que o Exército brasileiro deve ser visto como um dos principais sustentáculos do estado democrático de direito. O nível de modernização alcançado pelo Exército e os serviços prestados à população, tanto nas situações de calamidade, como no atendimento médico e odontológico também foram ressaltados pelo senador.

Tuma citou, em seu pronunciamento, a Nota do Dia do comandante do Exército, general Gleuber Vieira, e mensagem do ministro da Defesa, Geraldo Magela Quintão, aos militares, em que lembram os fatos históricos que deram origem ao Exército brasileiro e seu papel na vida nacional.

27/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma lembra Dia do Exército e acusa Funai de omissão no caso das mortes de garimpeiros

Tuma homenageia Dia do Exército

Senado lembra Dia do Exército com homenagem em Plenário

Tuma pede mais recursos para o Exército

ROMEU TUMA PRESTA HOMENAGEM AO EXÉRCITO NACIONAL

PARA TUMA, EXÉRCITO É FIADOR DA UNIDADE NACIONAL