TV Senado exibe documentário sobre Dom Helder Câmara



Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Dom Helder Câmara, a TV Senado exibe neste fim de semana o documentário Dom Helder - Pastor da liberdade. A obra reconstitui a perseguição sofrida pelo missionário durante a ditadura militar, quando ele era arcebispo de Olinda e Recife, em Pernambuco.

O religioso representa um dos adeptos mais engajados na luta pela liberdade individual, com enfoque no enfrentamento entre Igreja e Estado no Nordeste brasileiro. O confronto ganhou dimensão nacional e o arcebispo pagou um alto preço por enfrentar os militares: candidatura ao Prêmio Nobel da Paz inviabilizada, prisão de seus colaboradores e proibição de referências ao seu respeito na imprensa brasileira. Dom Helder ganhou projeção mundial ao denunciar as violações aos direitos humanos no Brasil. O documentário vai ao ar neste sábado (2), às 20h30.

Já o programa Encontros recebe o jornalista e ex-ativista da esquerda armada, Flávio Tavares. Ele faz revelações sobre o processo de escrita de seu primeiro livro Memórias do Esquecimento, no qual narra as prisões, a guerrilha de resistência e a vida de exilado político. Flávio Tavares também acompanhou de perto episódios que levaram ao golpe militar de 1964, à repressão e à luta armada. A entrevista vai ao ar no sábado, às 15h30. A também escritora Rosângela Vieira Rocha é a entrevistada do programa Leituras. No programa, ela comenta o romance Fome de Rosa, que trata do problema da anorexia. O Leituras vai ao ar no domingo (3), às 4h, às 8h e às 20h30.

O trabalho do Centro Nacional de Primatas, em Belém (PA), é o destaque do programa EcoSenado. O centro é responsável pela criação e reprodução controlada de primatas não-humanos, para apoiar investigações biomédicas desenvolvidas no Brasil e no exterior e assegurar a preservação das espécies. O programa vai ao ar no domingo, às 2h15, às 11h15 e às 19h45.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirecTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado exibe documentário sobre a infância

TV Senado exibe documentário sobre Getúlio Vargas

ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS

TV Senado exibe documentário sobre crônicas de Machado de Assis

TV Senado exibe documentário sobre bibliófilo José Mindlin

TV SENADO EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE CHATEAUBRIAND E DISCUTE COMUNICAÇÃO