Unesp promove série de palestras sobre o universo marinho na Praia Grande



É o II Univerão, que terá lugar de 23 a 30 deste mês numa arena climatizada, com entrada gratuita para o público

Por que o mar tem essa cor? Quem tem medo de tubarão? Qual o futuro das praias? O mar vai invadir nossa praia? Essas e outras questões sobre o mundo marinho e seus habitantes serão abordadas por especialistas, em plena praia, no II Univerão, que o Câmpus Experimental do Litoral Paulista (CLP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) promove, de 23 a 30 deste mês, na praia do Boqueirão, em Praia Grande.

É um evento dirigido ao público em geral que acontecerá numa grande tenda climatizada de mil metros quadrados, com atividades gratuitas diárias, entre as 9 e 19 horas. São duas áreas, uma com estandes e outra formada por dois anfiteatros de 120 lugares cada um. Segunda realização do gênero, é a primeira que envolve contato direto com o banhista, pois a versão anterior, em 2003, foi no interior do câmpus.

As palestras terão uma hora cada e serão realizadas por pesquisadores da universidade. Por exemplo, a oceanógrafa Áurea Maria Ciotta desvendará os mistérios das diferentes colorações marinhas, o biólogo Otto Bismarck, sobre ataques de tubarões e seus hábitos, e a bióloga Tânia Márcia Costa a respeito dos animais dos manguezais. Outros 13 pesquisadores revelarão seus conhecimentos sobre outros temas similares.

Haverá ainda 16 estandes para a apresentação, por professores e alunos, dos trabalhos de pesquisa que são desenvolvidas no câmpus em duas áreas, gerenciamento costeiro e biologia marinha. Eles abrangem aspectos da vida animal e vegetal dos ambientes marinhos e costeiros da baixada, bem como físicos e da poluição ambiental. Serão exibidos fotos, painéis e banners, além de amostras de espécies (em alguns casos).

A programação abrange, também, oficinas monitoradas de atividades lúdicas e artísticas, como pintura, reciclagem e confecção de pipas e origami, em quatro tendas menores.

“Nosso objetivo com a realização é facilitar o acesso do grande público ao trabalho que realizamos, promovendo a divulgação das informações que temos sobre o meio ambiente marinho e a interação com a população”, informa o coordenador executivo do CLP Unesp, Marcelo Antônio Pinheiro. Professor de zoologia de invertebrados e especialista em biologia de crustáceos, é também um dos palestrantes. Discorrerá sobre o caranguejo-uçá, espécie essencial à sobrevivência dos manguezais, que estuda há dez anos.

A intenção, segundo Pinheiro, é que a iniciativa passe a ser anual, ou pelo menos bienal. A iniciativa tem o apoio do Banco Real e da prefeitura municipal da Praia Grande.

Serviço

II Univerão

De 23 a 30 de janeiro

Local: Avenida Castelo Branco, 1.050

Praia do Boqueirão – Praia Grande

Mais informações: (13) 3569-9400

Programa de palestras

Data/Horário/Palestra/Palestrante

23/1 (quarta-feira)/16h às 17h/Por que o mar tem esta cor?/Prof. Áurea Maria Ciotti (oceanógrafa – Unesp/CLP)

17h às 18h/Quem tem medo de tubarão?/Prof. Otto Bismarck Fazzano Gadig (biólogo – Unesp/CLP)24/1 (quinta-feira)/16h às 17h/Podemos nadar nesta praia?/Juliana Maíra Watanabe Pinhata (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/Venenos na Produção de Medicamentos/Prof. Marcos Hikari Toyama (biólogo – Unesp/CLP)25/1 (sexta-feira)/16h às 17h/Baleias e golfinhos da bacia de Santos/Prof. Mário Manoel Rollo Júnior (biólogo – Unesp/CLP)

17h às 18h/As plantas da região costeira/Prof. Selma Dzimidas Rodrigues (bióloga – Unesp/CLP)26/1 (sábado)/16h às 17h/Os animais do manguezal/Prof. Tânia Márcia Costa (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/Conheça o caranguejo-uçá/Prof. Marcelo Antônio A. Pinheiro (biólogo – Unesp/CLP)27/1 (domingo) 16 às 17h/Aqüicultura como fonte de renda/Prof. Iracy Lea Pecora (bióloga – Unesp/CLP)

17 às 18h/Acidentes com animais marinhos/Prof. Vidal Haddad Júnior (médico/biólogo – Unesp Botucatu)28/1 (segunda-feira)/16h às 17h Projeto Biopesca/Prof. Carolina Bertozzi (bióloga – Praia Grande)

17h às 18h/O futuro das praias/Prof. Rogério Hartung Toppa (biólogo – Unesp/CLP)29/1 (terça-feira)/16h às 17h/Quem tem medo de tubarão?/Prof. Otto Bismarck Fazzano Gadig (biólogo – Unesp/CLP)

17h às 18h/Sustentabilidade no DNA da empresa/ Vitor Hugo (Banco Real)30/1 (quarta-feira)/16h às 17h/As plantas da região costeira/Prof. Selma Dizimidas Rodrigues (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/O mar vai invadir nossa praia?/Prof. Francisco S. C. Buchmann (oceanógrafo – Unesp/CLP)

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)



01/15/2008


Artigos Relacionados


Lily Marinho diz que é uma grande honra receber o diploma das mãos de Sarney, amigo de Roberto Marinho

Unicamp tem série de palestras sobre estudos na Alemanha

"Cidades no Futuro" integra série de palestras sobre boas práticas metropolitanas

Ministério promove palestras sobre transporte sobre trilhos

Museu de astronomia promove palestras sobre aprendizagem

Ipea promove palestras sobre mobilidade urbana