Unificação do ICMS de importados pode ser votada pela CAE



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) começou às 11h05 a reunião em que deverá votar o projeto de resolução do Senado (PRS 72/2010) que trata da unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com mercadorias importadas. Na última quarta-feira (11), integrantes da comissão pediram vista do substitutivo apresentado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

O texto original, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), propõe a redução a zero do tributo nas operações interestaduais com importados. Já o substitutivo de Eduardo Braga estabelece alíquotas de 4%.

De acordo com Eduardo Braga, a modificação no texto original de Jucá foi feita para evitar a redução abrupta da alíquota para zero, de forma a alcançar “um meio termo entre a necessidade do país de controlar a entrada indiscriminada de produtos estrangeiros e a possibilidade de permanência, ainda que residual, dos incentivos concedidos pelos estados à atividade de importação”.

O substitutivo determina ainda que a alíquota de 4% incidirá sobre bens e mercadorias importados do exterior que, após o seu desembaraço aduaneiro, mesmo submetidos a processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com conteúdo de importação superior a 40% e que sigam para outros estados.

Mais informações a seguir



17/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE rejeita reexame da unificação do ICMS sobre importados pela CCJ

Casildo sugere que estados prejudicados pela unificação do ICMS sobre importados recorram ao STF

Ivo Cassol defende unificação do ICMS sobre importados

Aprovada unificação da alíquota de ICMS sobre produtos importados

Unificação do ICMS sobre importados vai com urgência para o Plenário

Magno Malta protesta contra unificação do ICMS sobre importados