Valadares: petróleo do pré-sal tem de ser explorado por empresa nacional



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), em pronunciamento nesta quarta-feira (20), pediu a reedição da campanha "O petróleo é nosso", para salvaguardar a soberania nacional no que se refere à exploração das reservas de petróleo da camada do pré-sal na Bacia de Santos. Para o senador, as jazidas, que podem elevar o Brasil à condição de quarto colocado mundial em reservas de petróleo, não devem ser abertas à exploração de grupos estrangeiros.

- Há uma estimativa de que as descobertas do pré-sal dêem ao nosso país entre 30 e 50 bilhões de barris de reservas. Essas descobertas têm deixado as grandes corporações internacionais do setor petroleiro atentas às decisões do governo do Brasil relativas ao marco regulatório e à comercialização desse petróleo - observou o senador.

Para Valadares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou ter "visão de estadista" ao suspender leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para concessão de exploração em áreas limítrofes aos megacampos do pré-sal.

O senador salientou que o Brasil dispõe de tecnologia para explorar as reservas, a 7 mil metros de profundidade, e defendeu mudanças na Lei do Petróleo (Lei 9.478, de 1997), para aumentar o percentual máximo de participação da União nas receitas oriundas da exploração de petróleo de 40% para 84%. Valadares também criticou o fim do monopólio de exploração da Petrobras e a abertura do capital da empresa, realizados no governo Fernando Henrique Cardoso.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agência Nacional do Petróleo suspende operações da empresa Chevron no Brasil

Crime organizado é uma empresa transnacional, diz Valadares

Mão Santa diz que "nunca dantes um povo foi tão explorado!"

Valadares quer discutir modelo de exploração do petróleo

Valadares comemora descoberta de campo de petróleo em Sergipe

Programa brasileiro firma parceria com empresa norueguesa de petróleo e gás