Valadares propõe campanha pública para incentivar consumo de laranja



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aplaudiu a decisão de 14 municípios sergipanos de incluir a laranja na merenda escolar e propôs ao governo federal uma campanha para incentivar o consumo da fruta. Para ele, os resultados serão importantes na saúde pública, pois a vitamina C contida na laranja ajuda o corpo humano a resistir melhor às doenças típicas do inverno, como as gripes e resfriados. Além disso, continuou, ela é rica em cálcio, elemento importante para crianças e idosos.

Valadares informou que Sergipe é hoje um dos grandes produtores de laranja do país, mas a queda dos preços, que caíram mais de 60%, vem desanimando os produtores. Opinou que a decisão dos prefeitos ajudará a produção sergipana, observando que a laranja já responde pela metade das exportações do estado.

Conforme o senador, há em Sergipe 53 mil hectares de laranjais, com uma produção estimada de 772 mil toneladas, que dão emprego a 40 mil pessoas. O clima no estado favorece a cultura, onde é possível obter 15 toneladas por hectare, com menor índice de problemas fitossanitários. Pode-se obter em Sergipe de duas a três safras por ano.

As dificuldades do momento, continuou Antônio Carlos Valadares, podem levar os produtores a abandonar a cultura e procurar novos plantios. Por isso, ele acredita que o caminho é aumentar o consumo nacional da fruta. O senador sugeriu que o ministro da Agricultura faça um encontro com os produtores, para discutir alternativas para o setor.

- Quanto mais laranja o brasileiro ingerir, menores serão os gastos do país com saúde. Quanto maior o consumo de laranja, menores serão os índices de doenças respiratórias e outras vinculadas à falta da vitamina C no organismo - disse Valadares.



19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Produtores e governo lançam campanha em redes sociais para promover consumo mudial de laranja

Valadares propõe audiência pública para avaliar situação da Varig

VERBA PÚBLICA MORALIZA CAMPANHA, DIZ VALADARES

Aprovada proposta para incentivar a economia no consumo de água

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País

Campanha para incentivar lavagem das mãos continua