Valmir Amaral pede pressa na recriação da Sudeco



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recriação urgente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, a extinta Sudeco. "Desde fins do ano passado, o governo federal tem em mãos, pronto para ser encaminhado ao Congresso Nacional, a proposta de recriação da Sudeco, que vai preencher uma lacuna na política de desenvolvimento da região", disse Valmir.

O senador lembrou que a Sudeco foi criada em 1967, em substituição à Fundação Brasil Central, a fim de incorporar toda a região à economia do país.

- Antes da mudança da capital para Brasília, o Centro-Oeste era considerado uma região improdutiva e sem maiores perspectivas de desenvolvimento, mas, ao contrário do que se dizia, vem apresentando notável crescimento econômico nas últimas décadas - disse o senador, destacando a agroindústria e a pecuária da região.

Valmir Amaral considerou um erro a extinção da Sudeco em 1990 pelo governo Collor, o que prejudicou o desenvolvimento da região. "Atualmente, os recursos destinados à região pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste são administrados pelo Banco do Brasil, enquanto a tarefa de formular a política de desenvolvimento está a cargo de uma secretaria do Ministério da Integração Regional", disse o senador.

Atualmente, os recursos do Fundo chegam a R$ 1,3 bilhão, mas está praticamente acertado que seriam destinados ao Centro-Oeste mais R$ 2,3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), informou. O Centro-Oeste tem 6,8% da população do país e contribui com 7% do Produto Interno Bruto (PIB), disse.



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral elogia ministro por recriação do Instituto Nacional do Livro

Governo pede que Senado aprove projeto de recriação da Sudeco sem alteração

Valmir Amaral pede controle permanente da hepatite A

Valmir Amaral pede a ação do Estado contra a pirataria

Valmir Amaral pede regulamentação de lei que impede reaproveitamento de seringas

Valmir Amaral pede que Lula ouça clamor das ruas