Valter Pereira diz que método inovador está derrotando a dengue em Três Lagoas (MS)



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) informou ao Plenário, nesta quarta-feira (15), que a cidade de Três Lagoas (MS) está vencendo o mosquito da dengue, depois de ter registrado mais 3 mil casos de pessoas doentes no verão passado.

O sucesso é baseado na prevenção, onde são utilizadas três formas de combate, duas delas inovadoras - um larvicida biológico desenvolvido por especialistas da Embrapa e uma armadilha para o mosquito, apresentado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais. Além deles, a prefeitura tem combatido o mosquito com os tradicionais inseticidas aplicados sob forma de pulverização ("fumacê").

- No dia 27 do mês passado, houve uma singela cerimônia em Três Lagoas, onde a prefeita Simone Tebet informou que nos 45 dias anteriores não havia sido registrado nenhum caso de dengue - disse o senador.

Informou que o larvicida biológico foi importante, pois ele pode ser aplicado dentro das residências, enquanto o "fumacê' com inseticidas está limitado a áreas externas.

Valter Pereira informou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu à sua equipe que acompanhe de perto a experiência de sucesso de Três Lagoas e está aberto a inovações no combate ao mosquito transmissor da doença. Lembrou ainda que, no último verão, Mato Grosso do Sul foi extremamente afetado pela dengue, com mais de 70 mil pessoas contaminadas. Ele conclamou os prefeitos a aproveitarem o período de inverno para tomar medidas preventivas.



15/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira destaca 93 anos de Três Lagoas

Válter Pereira diz que dengue já é caso de calamidade pública no MS

Tebet já está com licença para construção de termelétrica em Três Lagoas

Valter Pereira oferece ao Rio sugestões para o combate à dengue

Valter Pereira recorda os três anos da morte de Tebet diz que o ex-senador faz falta ao Parlamento

Dilma destaca método inovador de obras em creches