Vanessa elogia o programa Pacto Nacional pela Saúde



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (8), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou o lançamento, pelo governo federal, do Pacto Nacional pela Saúde. O programa, disse a senadora, será instuído por meio de medida provisória a ser enviada em breve ao Congresso Nacional pelo governo.

Vanessa destacou que o programa prevê o investimento de R$ 7,5 bilhões para a construção ou recuperação de 818 hospitais e 15 mil unidades básicas de saúde. O programa também estabelece que, a partir de 2015, os formandos em medicina terão de trabalhar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa medida, disse a senadora, vai representar mais 18 mil médicos no SUS a cada ano a partir de 2021. Também estão previstas mais de 11 mil novas vagas para faculdades de medicina.

- Considero essa medida extremamente acertada – disse a senadora.

Vanessa explicou que o governo vai oferecer vagas para médicos no interior. Se a demanda não for atendida, será aberta a oportunidade para médicos estrangeiros. Vanessa disse que os médicos de outros países serão acompanhados pelo governo, que vai exigir o domínio do português. Ela apontou a necessidade de várias cidades do interior por profissionais de medicina e disse esperar o apoio das entidades médicas para o programa.



08/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago elogia o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito

Romero Jucá destaca lançamento do Pacto Nacional pela Saúde

Mais 11 municípios do Pacto pela Saúde recebem recursos do Fundo Nacional

Denatran e Ministério da Saúde lançam Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito

Vanessa Grazziotin elogia esforços para construir pacto federativo

Vanessa Grazziotin elogia programa Brasil Carinhoso