Vanessa Grazziotin comemora aniversário da Zona Franca de Manaus e destaca faturamento recorde no ano passado




Concebida em 1951 pelo deputado federal Francisco Pereira e efetivamente instalada no governo militar, em 1967, a Zona Franca de Manaus comemorou 44 anos nesta segunda-feira (28). Ao celebrar a data, da tribuna do Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou que o faturamento do ano passado foi recorde: ultrapassou 35 bilhões de dólares.

A representante do PCdoB lembrou que, há 30 anos, a Zona Franca de Manaus se baseava em três setores: produção industrial, agropecuária e comércio. Naquela época, recordou a senadora, brasileiros de todas as regiões do país visitavam a capital amazonense para comprar produtos importados. Vanessa Grazziotin registrou que, com o passar do tempo, o cenário foi modificando.

- Daqueles três setores, um deles se desenvolveu bastante: o da produção. Temos hoje um distrito industrial que abriga mais de 600 fábricas produzindo eletroeletrônicos, como televisores. Talvez 100% de todos os aparelhos de televisão comercializados no Brasil venham da Zona Franca. Também mantemos um importante setor de duas rodas com a instalação de várias indústrias de motocicleta - afirmou Vanessa Grazziotin.

Na avaliação da senadora, não haveria outra forma de levar desenvolvimento e gerar emprego e renda na região Amazônica a não ser através de um projeto baseado em incentivos fiscais. Vanessa justificou lembrando que o Amazonas e os demais estados da região Norte estão geograficamente distantes dos grandes centros produtores e consumidores do país.

Em aparte, o senador Blairo Maggi (PR-MT) disse que se não fosse a presença da Zona Franca em Manaus, o estado do Amazonas não seria ambientalmente tão conservado. Na mesma linha, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) declarou que a Zona Franca permite ao estado manter a floresta em pé e, dessa forma, mitigar o clima e enfrentar o aquecimento global. Já o senador João Pedro (PT-AM) lembrou a importância do desenvolvimento da Amazônia para a soberania nacional.



01/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra faturamento recorde na Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora sucesso da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora sucesso da produção de 'tablets' na Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora ponte e PEC para ampliação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus