Vanessa Grazziotin comemora decisão de ministro do STF favorável ao Amazonas



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou sua satisfação, em discurso nesta terça-feira (6), com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello que deferiu medida cautelar no último dia 30 beneficiando o estado do Amazonas. O ministro deu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4635, proposta pelo governo do Amazonas contra o estado de São Paulo, devido à concessão de incentivos fiscais sobre o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção de tablets por empresas paulistas.

O governo de São Paulo, disse a senadora, já conhecia a posição do Supremo contra a guerra fiscal entre estados, uma vez que decisões considerando ilegais leis com benefícios fiscais do próprio estado, de Rio de Janeiro e do Distrito Federal, entre outros, já haviam sido tomadas pelo tribunal em junho de 2011. Mesmo assim, o governo paulista ignorou a medida e promoveu mudanças na lei infraconstitucional para ampliar benefícios concedidos à produção de tablets.

Tudo isso ocorreu, disse a senadora, sem passar pelo crivo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), desrespeitando o Supremo e as leis brasileiras.

- Por isso, o governador Omar Aziz recorreu e sua demanda foi considerada justa. A vitória não é só para o Amazonas e o Polo Industrial de Manaus, mas para todas as unidades da federação que são vítimas dessa insana guerra fiscal – disse a senadora.

Vanessa Grazziotin ressaltou que os benefícios fiscais concedidos em São Paulo impactam negativamente os demais estados. Enquanto os tablets produzidos por São Paulo tiveram alíquotas reduzidas a zero, os mesmos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus são taxados em 12% quando são internados no mercado paulista.

A parlamentar lembrou que nesta quarta-feira (7) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reúne-se com os governadores de estado para retomar o debate sobre a reforma tributária. A senadora disse que a reforma é necessária e importante, mas ressaltou que o Amazonas deve continuar recebendo o tratamento de exceção que recebe hoje, o qual é garantido pela Constituição.



06/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora parecer favorável à lei que reajustou salário mínimo

Amazonas comemora 161 anos de autonomia política, registra Vanessa Grazziotin

Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas

Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas

Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas

Vanessa Grazziotin registra criação de centros recreativos no Amazonas